domingo, 5 de julho de 2009

Nova pintura na rua Almirante Barroso, bairro Vila Nova, é a chamada Ciclofaixa para ciclistas.

Nova pintura na rua Almirante Barroso, bairro Vila Nova,
é a chamada Ciclofaixa para ciclistas.Foto de Jaime Batista da Silva
A Prefeitura implantou mais uma ciclovia nesta quarta-feira,
dia 1º de julho, em Blumenau.
O corredor da rua Almirante Barroso, na Vila Nova, integra a malha viária de ciclovias que somam 43 quilômetros. Segundo o projeto da Secretaria de Planejamento Urbano, a intenção é ampliar este número para 145 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas.
Foto de Jaime Batista da Silva
Multa se tiver carro estacionado nas ciclofaixas
Apesar da faixa exclusiva, os ciclistas continuam a dividir espaço com os carros, que insistem em estacionar e transitar em locais específicos para as bicicletas. O agente de trânsito do Seterb, Silvano de Souza, explica que o tráfego e a permanência de veículos automotores em ciclovias são proibidos. Estacionar em local proibido é considerada infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O valor da multa é de R$ 191,53. Transitar em ciclovias e ciclofaixas também é considerado infração gravíssima, com valor de R$ 574,61.
Fonte: Folha de Blumenau Edição n. 283 - 04 de julho de 2009


O que é CICLOVIA e CICLOFAIXA?

De acordo com o "Anexo I - Dos Conceitos e Definições" do Código de Trânsito Brasileiro, que diz:
CICLOFAIXA - parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

CICLOVIA - pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum." Desta forma, será amenizado o conflito existente entre os diferentes meios de circulação, proporcionando maior segurança ao ciclista, que atualmente compartilha de forma arriscada o mesmo espaço viário ocupado pelos veículos automotores.
Fonte: Abc Ciclovia

Um comentário:

Anônimo disse...

Estas ciclovias são mais um pretexto para a indústria das multas do governo.