sábado, 23 de janeiro de 2010

Noivos escolhem a Festa Pomerana para casar em uma cerimônia típica realizada em SC há 180 anos. Sábado 09h30min em Pomerode.

CASAMENTO TÍPICO ALEMÃO NA FESTA POMERANA, NESTE SÁBADO ÀS 09h30min NA IGREJA LUTERANA DA PAZ NO CENTRO DE POMERODE.

Foto de Jaime Batista da Silva (desfile Festa Pomerana 2010)

Noivos escolhem a Festa Pomerana para casar
em uma cerimônia típica realizada em SC há 180 anos

O biólogo Márcio Porath e a assistente de advocacia Jussara de Oliveira Padaratz estão ansiosos. Neste sábado eles farão parte da história da Festa Pomerana.
Depois de exatamente um ano de namoro os dois irão se casar. E não será uma cerimônia como as atuais, com toques de modernidade.

O casal dirá o sim em um ritual como mandam as tradições germânicas, trazidas pelos imigrantes há 180 anos. Todos os detalhes dos festejos, bem como a comida e os trajes dos noivos e convidados são iguais aos dos antepassados, quase dois séculos depois da introdução deste costume em Santa Catarina.
Como ocorria nas bodas dos colonizadores, o casamento pomerano marcado para este sábado (23/01/2010) será uma comemoração intensa.

Uma demonstração do que será a festa já foi realizada no Parque Municipal de Eventos, local da 27ª Festa Pomerana.

Foto de Jaime Batista da Silva (desfile Festa Pomerana 2010)

O Küchenmarsch significa a Dança da Cozinha.
Segundo a pesquisadora e historiadora, Roseli Zimmer, depois do almoço os pratos eram recolhidos e todos iam para o local onde eram preparadas as refeições. “Na cozinha começava a homenagem dos assadores e das cozinheiras aos noivos. Tudo terminava no salão do casamento com uma dança onde as pessoas agitam no ar espetos com carne, pás de forno, assadeiras, bules e panelas”, conta.

Os preparativos para o grande dia, o casamento de Márcio e Jussara, podem ser acompanhados internet
Antes do encontro religioso, na Igreja Luterana do Centro de Pomerode, na manhã deste sábado, os noivos já fizeram a noite do Quebra-Cacos, uma despedida de solteiro em que o casal, com testemunhas e convidados, quebram louças como forma de trazer boa sorte ao matrimônio. Foi na quinta-feira (21/01).
Já no dia da cerimônia, depois do ritual religioso, a reunião dos convidados é no Parque Municipal de Eventos, onde um grande almoço festejará a vida a dois. O público que acompanha a Festa Pomerana poderá conhecer de perto este costume do enlace pomerano.
***
O que dizem os noivos sobre o casamento:
MÁRCIO: Estou muito ansioso. A expectativa é enorme porque ajudei em todos os outros quatro casamentos que foram realizados durante a Festa Pomerana. Espero que seja o melhor de todos e que nossa união seja feliz e dure uns 150 anos!
JUSSARA: Eu nunca imaginei casar assim. O Márcio escolheu e eu topei.
Estou nervosa porque é diferente. Mas tenho certeza que será muito bonito e, o mais importante, um casamento próspero.
*
COMO FOI A CERIMÔNIA DO QUEBRA-CACOS DIA 21/01
A cerimônia foi exatamente como os imigrantes faziam 100 anos atrás. Como manda a tradição, o quebra-caco foi realizado nesta quinta-feira (21/01), dois dias antes do casamento. Um cortejo com os noivos e convidados partiu do Pavilhão Principal e foi até o Biergarten, onde foi realizado o festejo conhecido como Polterabend.
Depois de uma dança chegou a hora dos presentes. As pessoas trouxeram lembranças para os noivos. Eram peças de porcelana oferecidas ao casal. Nesta hora, os convidados declamaram poesias e descuidadamente deixaram os presentes caírem no chão e eles acabaram se transformando em um monte de cacos. Dona Adalgiza Maria da Silva, de Caruaru (PE), veio pela primeira vez para a Festa Pomerana e se supreendeu com o que viu. “Achei maravilhoso e animado. É incrível como os costumes daqui são diferentes dos nossos”, comentou a agricultora.
O quebra-caco não terminou por aí. Os noivos Márcio e Jussara tiveram que limpar e juntar toda a louça do chão. Material que será guardado pelo casal longe do sol e da lua para garantir um futuro feliz. “A tradição diz que quanto mais louça for quebrada, mais sorte o casal terá em sua vida conjugal, ou, em alemão, Scherben bringen Glück – cacos de porcelana trazem sorte”, explica a historiadora Roseli Zimmer.
O festejo terminou com a degustação da Cabidela, ou Schwartzsauer. O prato preparado com sangue e miúdos das aves foi oferecido para o todo o público presente. Os noivos aproveitaram cada segundo da tradicional movimentação. Cada um com um sentimento. “O nervosismo já passou. Foi muito bom ser o noivo depois de acompanhar o quebra-cacos de outras pessoas por cinco anos”, disse Porath. Ele foi mestre de cerimônia em outros casamentos pomeranos. Jussara ainda se diz ansiosa, nem por isso menos radiante. “Com o quebra-cacos caiu a ficha de que realmente falta pouco e casaremos no sábado. Foi maravilhoso”, relatou a noiva.
O casamento está marcado para este sábado (23/01), às 9h30min, na Igreja da Paz, no Centro de Pomerode. Depois do matrimônio, todos seguem em cortejo em direção ao Pavilhão Municipal de Eventos, onde os noivos recepcionarão os convidados para a festa. Na programação um almoço com cardápio inspirado na gastronomia dos imigrantes e em seguida será realizada a Küchenmarsch. A Dança das Cozinheiras e Assadores é uma homenagem pela união do casal. Danças e costumes da primeira década do século 20 serão revividos.
***
PROGRAMAÇÃO PARA ESTE SÁBADO DIA 23/01/2010
23/JAN (sábado)
Abertura: 09h

09:30 Casamento Típico na Igreja da Paz
10:30 Cortejo do Casamento Típico pelas ruas centrais

18:00 Desfile típico pelas ruas centrais

21:00 Küchenmarsch e Fackelzug

Pavilhão Principal:
11:00 às 18:00 Banda Alma Germânica
18:00 às 22:00 Adler’s Band
22:00 às 01:00 Banda do Barril
01:00 às 04:30 Lino e Orquestra

Pavilhão Cultural:
16:00 às 18:00 Vanderli e Magali
18:00 às 19:00 Der Blonde Hans e banda
19:00 às 19:30 Grupo Folclórico Deutsche Krone
19:30 às 21:30 Banda Alemã Original Blechdatschi
21:30 às 22:00 Grupo Folclórico Alpino Germânico
22:00 às 02:00 Banda XV

Biergarten:
20:00 às 01:00 Hausmusikanten
*************************
27ª Festa Pomerana
www.festapomerana.com.br
De 15 a 24 de janeiro de 2010
Parque Municipal de Eventos
Avenida 21 de janeiro, 2150 - Centro
Pomerode (SC)
FONTE: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário: