domingo, 14 de fevereiro de 2010

AVIÃO - A partir de 1º de março todos os passageiros deverão apresentar, nos portões de embarque dos aeroportos, um documento com foto.

AEROPORTOS BRASILEIROS PEDIRAM DOCUMENTAÇÃO ANTES DO EMBARQUE.
Por determinação da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, a partir de 1º de março/2010 os passageiros deverão apresentar seu documento de identificação válido, com foto, nos portões de embarque dos aeroportos brasileiros. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
Os funcionários farão a checagem do documento com o cartão de embarque, para garantir que o passageiro que acessa a aeronave é, de fato, aquele identificado no cartão.
Em casos de furto, roubo ou extravio do documento de identificação do passageiro, e em se tratando de viagem em território nacional, poderá ser aceito o correspondente Boletim de Ocorrência - BO, desde que tenha sido emitido há menos de 60 (sessenta) dias.
Passageiros que fazem check-in pela internet, celular e autoatendimento não serão mais obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das empresas aéreas, antes de entrar na sala de embarque.

Documentos aceitos para embarque em voos domésticos¹:
*Carteira de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública.
*Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida).
*Carteira de Trabalho.
*Passaporte Nacional.
*Documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República.
*Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia, e válida em todo o território nacional.
*Licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo, emitidas pela Anac.
*Cartões de Identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, nível estadual ou federal.
¹Em voos domésticos serão aceitos documentos originais ou cópias autenticadas.

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Crianças e adolescentesaté 18 anos, incompletos:
Devem apresentar documento de identificação válido, com foto, ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar.

Índios:
Devem apresentar documento de identidade válido, com foto, ou autorização de viagem expedida pela Funai.Os documentos podem ser originais ou em cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro.

Embarques internacionais:
O passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido e com foto, no balcão de check-in .

Atenção: confira sua documentação antes de embarcar. Mesmo em voos domésticos, se você for passar por um aeroporto internacional, é importante se adequar à documentação solicitada.
Procure chegar com mais de uma hora de antecedência no aeroporto, para fazer seu check-in e encaminhar-se ao portão de embarque com tranquilidade.

Nenhum comentário: