terça-feira, 27 de abril de 2010

Águas do rio Itajaí-Açu em Blumenau, continuam baixando de hora em hora. Nível é de 6,68m às 21h. Veja como estão as barragens.

Águas do rio Itajaí-Açu em Blumenau, continuam baixando de hora em hora. Veja as situação das barragens no Alto Vale. Nível do Rio Itajaí às 21h é de 6,68m dia 27/04/2010.
Foto de Jaime Batista da Silva
A Defesa Civil de Blumenau avisa à população que o nível do rio Itajaí-Açu continua baixando consideravelmente. Mesmo com a chegada das águas da barragem de Taió, com três comportas abertas, o último registro realizado pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), da Furb, registrou o nível das águas em 7,24m, às 16h desta terça-feira, dia 27.
Somente nas últimas 12h, as águas diminuíram cerca de 84cm, uma média de 7cm por hora. Nas últimas quatro horas, as edições apontaram dados ainda melhores, com 10cm de baixa a cada hora.
De acordo com o diretor de Prevenção e Preparação para Desastres, Aldo Baptista Neto, os dados estão dentro das orientações recebidas pela Defesa Civil, de que a abertura das comportas não influenciaria significativamente o nível das águas em Blumenau.
Em Ituporanga, as cinco comportas continuam fechadas e em José Boiteux, as duas estão abertas. Ainda segundo Neto, o plano de enchente foi colocado em prática e o monitoramento continua. “Como Blumenau está próxima do mar, também tem a interferência da maré. Mas o nível do rio está diminuindo consideravelmente, mesmo com as águas vindas das barragens de Taió. Isso porque há grande vasão desta água no mar e não há grande impacto em Blumenau. Vamos acompanhar com todos os demais órgãos envolvidos para que essa água flua e o Vale permaneça em segurança".
*
SITUAÇÃO DAS BARRAGENS NO ALTO VALE:
Barragem Oeste (Taió): 3 comportas abertas e 4 fechadas;
Barragem Sul (Ituporanga): As 5 comportas fechadas;
Barragem Norte (José Boiteux): As 2 comportas fechadas.

Nenhum comentário: