domingo, 25 de abril de 2010

Aviso Plantão: Defesa Civil de Blumenau trabalha em estado de alerta.

Defesa Civil de Blumenau trabalha em estado de alerta.
A Defesa Civil de Blumenau está em estado de alerta devido às chuvas incessantes deste final de semana, dias 24 e 25. A maior atenção é com os riscos de deslizamentos, mas a possibilidade de enchentes e enxurradas não é descartada.
Para garantir a segurança da comunidade, o Rio Itajaí-Açu, está sendo monitorado e às 20h deste domingo, na última medição, o nível das águas era de 06,50metros. O Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops), da Furb, que realiza as medições, prevê que o nível do rio chegue a 07 metros, às 24 deste domingo, dia 25.
De acordo com o Diretor de Prevenção em Desastres da Defesa Civil Municipal, Major Aldo Neto, o dado deixa o setor em alerta, mas somente aos 08 metros, as primeiras ruas são atingidas. Ainda segundo Neto, os principais monitoramentos neste momento estão sendo nas áreas com riscos de deslizamento.
A Defesa Civil, alerta a comunidade que fique atenta aos sinais de movimentação de terra, como fissuras no terreno, rachaduras e trincas nas casas, valas e erosão no solo, inclinação de árvores e postes de iluminação e muros abaloados (embarrigados). Em caso de emergências ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo telefone 199.
PREVISÃO DO TEMPO:
Tempo permanece instável De acordo com as tendências apontadas pelo Centro de Informação de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Epagri/Ciram, o tempo deve permanecer instável com nevoeiros e chuva persistente, até terça-feira, dia 27. Já na quarta-feira, dia 28, a expectativa é de o tempo esteja mais estável, com vento, mas sem chuvas.
Defesa Civil dá dicas para enfrentar as chuvas intensas:- Fique atento aos comunicados, previsões do tempo e medições do rio, divulgados pelos setores de imprensa; - Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso;- Deixe um rádio ligado em estação local, para acompanhar a previsão do tempo ou os informes sobre o evento adverso;- Em caso de tempestade com raios e ventos fortes não suba em telhados para fazer manutenção de emergência;- Quando estiver na rua, não procure abrigo embaixo de árvores, estrutura metálica ou outdoor, em caso de tempestade com raios e ventos fortes;- Desligue a energia elétrica de locais onde os utensílios e equipamentos elétricos possam ser atingidos pela chuva;- Mantenha as portas e janelas sempre bem fechadas ou trancadas, evitando a entrada de animais peçonhentos ou danos severos que podem ser causados pelo vento forte.
Fonte: Aldo Neto, Diretor de Prevenção em Desastres da Secretaria de Defesa Civil de Blumenau (3326-1441).

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo seu blog... gosto muito de acompanhar as noticias aqui... principalmente com nossa cidade em alerta...
abraços...