quinta-feira, 17 de junho de 2010

Coordenadora do Instituto Ayrton Senna visita Blumenau

Coordenadora do Instituto Ayrton Senna visita Blumenau

A coordenadora técnica dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, do Instituto Ayrton Senna (IAS), Silene Maria Ferreira, vem a Blumenau, nesta quinta-feira, dia 17, no período matutino.

No início da manhã, a coordenadora terá uma reunião com o secretário de Educação, Osmar Matiola e, em seguida, fará uma visita a Escola Básica Municipal (EBM) Conselheiro Mafra, no bairro Velha Grande.
O objetivo é sentir o impacto qualitativo que já se percebe na escola com a implantação dos programas de Correção do Fluxo Escolar.

Vale ressaltar que, pela primeira vez, Blumenau firmou parceria com o IAS, que é nacionalmente reconhecido por seus programas educacionais. A EBM Conselheiro Mafra foi contemplada, pois havia a necessidade maior de implantação da correção do fluxo escolar.

Os programas:
O programa “Se Liga” é voltado para alunos não-alfabetizados e tem foco na alfabetização por meio de ações pedagógicas atreladas ao gerenciamento sistemático de indicadores de sucesso. Objetiva alfabetizar os alunos até o final do ano letivo. É um programa emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do ensino fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar.
O objetivo é alfabetizar, em um ano, crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular.

O programa “Acelera Brasil” destina-se a alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental com idade entre 9 e 14 anos, com no mínimo dois anos de defasagem idade/série. Trabalha com turmas de até 25 alunos.
Este não é um programa de aceleração de aprendizagem, mas sim de correção de fluxo, pois seu compromisso vai além do encaminhamento do aluno para séries mais adiantadas, ele se preocupa com a qualidade da aprendizagem, para que o estudante não “estacione” em uma determinada série ou desista de sua vida escolar.
O “Acelera Brasil” também é um programa emergencial, de correção de fluxo do ensino fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar.
*
Fonte: Rozimeire Maria Macedo, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação (3222-3269/3222-3186)

Nenhum comentário: