segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Museu Hering 130 anos será inaugurado nesta segunda-feira dia 22 de novembro.

Museu Hering 130 anos será inaugurado nesta segunda-feira dia 22 de novembro.
A Cia Hering promove nesta segunda-feira, 22 de novembro, mais um evento em comemoração aos 130 anos de fundação. Dessa vez, o motivo é a inauguração da Exposição “Tempo ao Tempo”, que compõe o acervo histórico da empresa. A solenidade será às 19h30, na unidade matriz da empresa (Rua Hermann Hering, nº 1790 – Bairro Bom Retiro – Blumenau/SC). O Museu Hering abre à visitação pública de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas.
O acesso será gratuito nos três primeiros meses de visitação (até fevereiro de 2011).Foto de Jaime Batista da Silva
Com a conclusão do restauro no imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico, localizado na entrada da unidade Matriz, no Bairro Bom Retiro, a Hering começou a instalação do acervo do Museu Hering. O casarão enxaimel vai abrigar passado, presente e futuro, numa mostra interativa que resgata a trajetória de 130 anos da empresa. A previsão é de inaugurar a nova atração turística de Blumenau no início de outubro.
Foto de Jaime Batista da Silva
A Ornato Arquitetura, empresa de Florianópolis que assinou o projeto de restauro, já fez a última vistoria técnica na casa. Agora, o espaço está pronto para receber o acervo: teares e máquinas de costura, tecidos, peças de roupa e aviamentos, paineis expositivos sobre a história de Blumenau e da Hering, equipamentos multimídia e atrações interativas.
O projeto de implantação do Museu foi desenvolvido pela especialista Marília Xavier Cury, da Universidade de São Paulo, e segue a linha da dualidade, que segundo ela marca o perfil dos irmãos Hermann e Bruno Hering e acompanha a empresa em sua evolução.
Foto de Jaime Batista da Silva
Restauro
A casa que abrigará o Museu Hering foi construída no final do século 19, quando a família transferiu a malharia da Rua XV de Novembro para o Bairro Bom Retiro. O imóvel havia passado por um restauro no ano 2000 e agora recebeu nova intervenção, especialmente para adaptar a estrutura às necessidades do projeto do Museu. De acordo com o arquiteto Jonathan Marcelo Carvalho, foram corrigidos problemas como trincas nas paredes, feito o isolamento térmico no telhado, o piso frontal e um redimensionamento das instalações elétricas e hidráulicas. Todos os ambientes estão climatizados e preparados para o acesso de pessoas com necessidades especiais, com rampas, elevador hidráulico, sanitários especiais e aberturas mais largas. Na parte externa, a abertura de um deck e o paisagismo criaram um espaço de convivência agradável, que também será usado para promoções culturais. Carvalho afirma que o projeto respeitou as características originais da casa - tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado em 2002 - e, ao mesmo tempo, trouxe diferenciais de conforto e tecnologias para comunicação. “Desde o início foi um trabalho integrado entre arquitetos, engenheiros e museólogos, pensando no circuito do Museu”. Foto de Jaime Batista da Silva
O Museu
Para marcar os 130 anos de fundação, a Hering resgata sua trajetória e implanta o Museu Hering. Nos 435 metros quadrados do imóvel será mostrada a saga de uma família que transformou seu nome em uma das marcas mais conhecidas e apreciadas pelo público. História, empreendedorismo, pioneirismo, coragem, competência para crescer, responsabilidade social, preocupação com o meio ambiente e outros aspectos estarão evidenciados na linha do tempo do Museu, que passará a integrar o circuito turístico de Blumenau. Além de um centro de memória, o projeto contempla uma exposição permanente de equipamentos e instrumentos têxteis e um espaço cultural que será utilizado com o objetivo de democratizar a educação e o lazer a todas as pessoas. A proposta do Museu Hering apoia-se nos seus dois fundadores, que se complementavam. Hermann era o empreendedor genial, patriarca respeitado e obedecido por toda a família. Bruno era o humanista, o tio amigo, orientador e mestre. A sinergia entre os irmãos com perfis tão diferentes foi essencial para a construção da Hering de hoje. Deles partiram o senso empreendedor e a inteligência administrativa, a política de recursos humanos, o profundo respeito à natureza, a ética, o espírito democrático, a austeridade, o altruísmo e a valorização da cultura e das artes. Esta dualidade está presente na composição do acervo. Uma das linhas de informação é a história da família Hering, com biografias, fotos, genealogia e documentos. A outra é a história da empresa e seus desafios, fundadores, maquinários, tecnologias e as primeiras peças produzidas. A união dessas duas correntes de informação registra uma história única e que merece ser preservada e contata. Hoje uma das maiores indústrias de design de vestuário, a Cia Hering completa 130 anos – com muita história para contar, e muito mais por fazer.
Fonte texto: http://www.ciahering.com.br/08/noticias.php?COD_NOTICIA=112

Nenhum comentário: