quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Falência da Sulfabril completa 11 anos de falência nesta sexta-feira dia 17/09/10.

Falência da Sulfabril completa 11 anos de falência nesta sexta-feira.

A espera dos 2,3 mil trabalhadores pelo pagamento das dívidas trabalhistas da massa falida Sulfabril completa nesta sexta-feira, 17, 11 anos. Em julho, a juíza da primeira Vara Cível de Blumenau, Quitéria Vieira Peres, determinou a liberação de aproximadamente R$ 5 milhões depositados em juízo para o pagamento de parte da dívida. Porém, por enquanto, não há previsão para o pagamento.
A TKR participações manifestou ano passado interesse em assumir a Sulfabril, mas a proposta foi negada pela justiça. O pedido foi indeferido porque a empresa não teria comprovado capacidade financeira para assumir o negócio e, principalmente, pagar as dívidas trabalhistas da Sul Fabril, estimadas em R$ 28 milhões.
A passagem dos 10 anos da falência da empresa, ano passado, foi lembrada pelo Sintrafite com uma manifestação em frente à fábrica. Na ocasião, foi distribuído bolo como forma de protesto pelo aniversário.
A Sulfabril enfrentava problemas desde meados dos anos 1990, com a abertura do mercado e aumento da concorrência. A crise se agravou nos anos seguintes, quando a empresa passou a atrasar a folha de pagamento. A justiça decretou a falência da indústria, com continuidade nos negócios, em 17 de setembro de 1999 - após 52 anos de atividades. Desde então, os ex-trabalhadores da empresa aguardam pelo pagamento da dívida.
Mais informações: Vivian Bertoldi, presidente do Sintrafite - 9119 6421

33 comentários:

Anônimo disse...

Deveria ser feita uma reportagem com todos os artifícios utilizados pelo responsável por esta autofágica falência, mostrando o que já traz na internet os ilícitos meios utilizados , bem como o arrastar do processo crime,a consequente pena dada e sua total inaplicabilidade pelo motivo da demora dando sua prescrição.... Ora, o mesmo está sendo objetivado na àrea Cível com a delonga processual recursos e mais recursos.....o que vai sendo desenhado como algo mais que enriquecimento ilícito e sim um deboche ao poder judiciário .

Anônimo disse...

Completou 12 anos esta novela e o causador fica cada dia mais agraciado dado aos meios utilizados.A justiça sequer bloqueou seus bens e anulou e reverteu os negócios ilícitos como "vendas para sí próprio em nome de terçeiros"evasão de $ para as ilhas virgens(paraíso fiscal) Enquanto isso os trabalhadores e colaboradores ficam à espera de seus direitos!!!!! Como pode 12 anos......

Anônimo disse...

Os trabalhadores totalmente esbulhados em seus direitos ficaram esperando e esperando e,vários já morreram e suas famílias então,ficom também ESPERANDO. Onde está nossa JUSTIÇA? Vai chegando para 13 ANOS e o jenioso esquema fraudador e estelionatário vai ficando cada vez mais rico com o uso do inoperante "JUDICIÁRIO " Barbaridade e sujeiraé pouco para definir isso!

Anônimo disse...

Parabéns de aniversário da falencia da SULFABRIL que há mais de 13 anos se arrasta na justiça e......nossos direitos? E o bandido fica livre e solto e.....mais rico.Pode?

Anônimo disse...

Viva, está fazendo 13 aninhos a falencia da SULFABRIL na justiça e......N A D A.

Anônimo disse...

Já com 13 anos, Pode? cade a nossa justiça?

Anônimo disse...

Agora c/ esta juíza Dra. Quiteria nossa espera pode estar chegando ao fim pois teve a coragem de tocar o processo e mandar fazer a lista dor credores o que em mais de 12 anos não tinha sido feita de forma completa. Agora só falta receber os nossos direitos !!!!!O causador do golpe da falência ficou c/ seus bens protegidos ,inatingíveis e segurados e mais, ficou sem pagar sequer os nossos direitos e mais, cada dia mais rico aplicando nossos recursos em seu proveito tudo vergonhosamente feito .....

Anônimo disse...

Será que depois de quase 13 anos vamos receber?

Anônimo disse...

O que dizer desta vergonha que se passa à quase 13 anos no golpe da sulfabril? Alguém pode dizer como é possível?

Anônimo disse...

A justiça conseguiu anular um(apenas um...zinho....)dos "negócios"feitos pelo acima da lei, protegido,enriquecido à cada dia mais....ex-dono da SULFABRIL ao que parece foi 1 terreno em GASPAR que a prefeitura de lá está tentando desapropriar e o valor deverá ser revertido para a massa falida pagar seus credores.....E os demais "negócios" não poderiam também ser anulados pois visavam a fraude descoberta e escancarada pela justiça??????????

Anônimo disse...

O síndico da massa falida não deveria ter ingressado com ação REVOCATÓRIA? Pois se fosse aceita p/ justiça, todos os demais bens desviados previamente pelo fraudador seriam "buscados" p/ justiça anulando aquelas "transações-preparatórias ao pedido que à seguir foi feito de "auto-falência" Mas, ao que se vê, apenas um pequeno imóvel foi revertido p/ a massa-falida pagar os credores fraudados!(conforme decisão elogiável dada pela 1a. Câmara de Direito Coml. do TJSC

Anônimo disse...

Mais, a justiça poderia (talvez à pedido do M.P ou do órgão de classe ) DESCONSIDERAR A PERSONALIDADE JURÍDICA -do fraudador que, assim teriam seus bens-particulares, responsabilizados p/ o pagamento aos credores fraudados, para não dizer outra coisa!!!!! Ora, o mais espantoso é que sequer na imprensa são abordados estes fatos que estão se processando há quase 13 anos.....ainda sequer foram pagos os direitos dos ex-trabalhadores!!!!!

Anônimo disse...

Porque o sindicato textil não fez estes pedidos será que pode fazer ainda para que esta senvergonhiçe seja paga de uma vez?

Anônimo disse...

Agora são 12 anos e 9 meses e nada de pagar os direitos dos trabalhadores,a justiça só pode fazer isso? è muito, demais até para não dizer outra coisa e nem tem definição maior que vergonha e muita jeite ganhando com esta barbaridade,onde estão os princípios de justiça?O dono da Sulfabril fica acima da lei? AQté agora sim, sem qualquer dúvida!

Anônimo disse...

Seu Jaime faça uma divulgação disso e se possível junto ao Sintrafite para que ele promova esta tal ação de scrita aí porque a justiça só pode fazer o que pedem à ela né? São 12 anos e vai para 13 anos e nada?Agradecería se usasse sua influência de jornalista .

Anônimo disse...

Foi pedido na justiça de fato a desconsideração da personalidade jurídica da SULFABRIL E SÒCIOS>>>>HÀ 11 ANOS pelo Min. Público e após rolar todo este tempo, após ter sido dado incidente na ação, após ter sido negada a legitimidade do M.Público e o mesmo ter ganho em AGRAVO AO TJSC, ....voltou ´para a 1a vara cível de BUMENAU que está na mesa do juiz desde 03/07/2012 aguardando sentença. Seria bom se um sindicato aderisse à causa e tb. pedisse tal providência à justiça para que os bens-particulares dos fraudadores fossem buscados para responder pela FRAUDE !

Anônimo disse...

Nenhum sindicato se interessa em buscar na justiça ,reforçar o que o m.p. tentou até hoje e, por alguma influencia muito estranha.....não teve reconhecida sua legitimidade em pedir a desconsideração da pers.jurídica da SULFABRIL....então está caindo de maduro para qualquer sindicato de classe aderir ou até mesmo PEDIR NA JUSTIÇA o que o M.P. pediu desde há 11 anos atrás ....proc. 008090070000 ainda na 1a. .vara civel de Blumenau. Parado desde 03/07/2012......

Anônimo disse...

Há mais de 11 anos o M.Público tenta na justiça buscar os bens desviados criminosamente pelo fraudador da SULFABRIL e, a ação está esperando sentença agora há mais de 7 meses.....parada desde 06/12/2012 mas, vamos acreditar pois só nos resta depois de mais de 13 anos esperar nossos direitos -em breve.....vamos receber.....15% dos nossos créditos pois não tem maiores recursos a massa-falida embora esteja funcionando há todos estes anos ....

Anônimo disse...

Foi pedida uma liminar bloqueando estes bens desviados pelo fraudador da SULFABRIL-? A tal ação de desconsideração jurídica da SULFABRIL e SÓCIOS está parada desde 06/12/2012 esperando sentença......

Anônimo disse...

Já era hora de ser feita alguma coisa que seja parecida com justiça porque até hoje depois de 14 anos só ganhou o criminoso da sulfabril vergonha é pouco escandalo é pouco alguém pode definir o que é?

Anônimo disse...

alguém pode definir esta proteção que o dono da sulfabril ainda tem?

Anônimo disse...

Depois de 14 anos(completa daqui Há 28 dias) os trabalhadores que ainda vivem vão receber algum direito que é 15% do que é possível ! A massa-falida deve mais de 25 milhões para a Fazenda nacional de impostos que não pagou? Porque esta falida ainda continua trabalhando, se deve mais do que tem e depois de 14 anos operando só tem este valor em caixa? Seu maquinário está desgastado, recentemente foi arrombado um cofre dentro da SULFABRIL.....Barbaridade é pouco.

Anônimo disse...

aINDA NÃO FORAM DEPOSITADOS OS REDUZIDOS 15% DO QUE É DEVIDO AOS EX-TRABALHADORES DA SULFABRIL MAS SERÃO AINDA NESTA SEMANA..... E OS 85% RESTANTES? A MASSA-FALIDA EMBORA TENHA TRABALHADO ESTES 14 ANOS, NÃO TEM MAIS RECURSOS E PIOR AINDA DEVE MAIS DE 25 MILHÕES P/ A FAZENDA NACIONAL? ALGO DEVERIA SER FEITO HÁ MUUUIITO TEMPO!!!! E, A AÇÃO EM QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO TENTA HÁ MAIS DE 11 ANOS BUSCAR OS BENS DESVIADOS DENTRO DA FRAUDE FEITA DESNTRO DESTA COMUNIDADE TÃO ADMIRADA QUE É BLUMENAU.......ACHA-SE TAL AÇÃO Nº008090070000 PARADA DESDE 03/07/2012 NA JUSTIÇA......O QUE É ISSO? PORQUÊ? tAL AÇÃO É SEGURAMENTE A FUNDAMENTAL PARA QUE POSSA CARREAR VALORES P/ A MASSA-FALIDA PAGAR OS DIREITOS DOS MILHARES DE TRABALHADORES QUE ESPERAM JÁ HÁ 14 ANOS NA JUSTIÇA!!!!!POIS, SE RESTAM APROXIMADAMENTE 50 MILHÕES (85% DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES À SER PAGOS) E O RESTANTE DA SULFABRIL AVALIADOS EM 65 MILHÕES....EM LEILÃO PODE NÃO SER ATINGIDO TAL VALOR....ENTÃO, SÓ NOS RESTA ACREDITAR QUE AQUELA AÇÃO (PARADA DESDE 03/07/2012) TENHA MOVIMENTAÇÃO NA JUSTIÇA!!!!!

Anônimo disse...

o sindicato SINTRAFITE RESPONDEU QUE ABORDOU O ASSUNTO EM DATA DE 17/09/2013 C/ O AUTOR DA AÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO......O SINDICATO SITITEV RESPONDEU HÁ MESESE ATRÁS QUE PODERIA "ESTUDAR" NO FUTURO.....INGRESSAR COMO 3ºINTERESSADO NESTA AÇÃO DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA SULFABRIL......E A AÇÃO CONTINUA PARADA DESDE 03/07/2012.....AINDA SEQUER FOI DADA DEPOIS DE MAIS DE 11 ANOS TRAMITANDO NA JUSTIÇA! PORQUE?

Anônimo disse...

meu pai ta esperando 11 anos para receber da sulfabril e ateagora nada

Anônimo disse...

Finalmente foi dado um fundamental passo na direção da justiça com a decisão dada na 1a.vara cível de Blumenau no proc. 008090070000 que foi proposto há mais de 11 anos p/ M.Público e achava-se há 1 ano e 5 meses parado esperando esta sentença da DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA SULFABRIL ,SEUS SÓCIOS E DE EMPRESAS COLIGADAS para que sejam pagos os direitos de 2.500 famílias de trabalhadores que esperam ainda seus direitos depois de 14 anos e 4 meses na justiça!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mas porque ainda não foram bloqueados os bens destes fraudadores da sulfabril? Já passam de 14 anos e........só 15% recebemos de nossos direitos.......Recém vai ser buscado aqueles bens desviados da sulfabril?

Anônimo disse...

Mas porque ainda não foram bloqueados os bens destes fraudadores da sulfabril? Já passam de 14 anos e........só 15% recebemos de nossos direitos.......Recém vai ser buscado aqueles bens desviados da sulfabril?

Anônimo disse...

Mas porque ainda não foram bloqueados os bens destes fraudadores da sulfabril? Já passam de 14 anos e........só 15% recebemos de nossos direitos.......Recém vai ser buscado aqueles bens desviados da sulfabril?

Anônimo disse...

Se fosse um devedor qualquer, de imediato teria seus bens bloqueados na justiça mas ao que se vê, não é um devedor qualquer e sim os ex-donos da SULFABRIL que embora tenham feito desvios de patrimônio pessoal c/ "negociatas envolvendo suas empresas outras e tudo descoberto na ação movida p/ M.Público 008090070000 recém a justiça vai buscar aqueles valores,isso depois de 14 anos e 5 meses.....Mas, é de ser reconhecido o profícuo trabalho do M.Público e desta iluminada magistrada que enfrenta a situação de frente o que vários(8?) outros magistrados que passaram por esta vara não fizeram!

Anônimo disse...

Hoje é o dia de ser leiloada o que sobrou da antiga SULFABRIL oremos para que seja alcançado o valor suficiente para que sejam pagos os 2.500 ex-trabalhadores depois de 14 anos e 8 meses de espera e com os JUROS_LEGAIS à contar desde a concessão desta vergonhosa falência pois, caso a massa-falida não tenha recursoa não pagará c/ juros o que vai então ser pago em expressivo valor à menor MAS, É DE SE ACREDITAR NAQUELA AÇÃO Nº008090070000 1A.VARA CÍVEL-Blumenau QUE TEM MAIS DE 12 ANOS E QUE ESTÁ HÁ 4 MESES AGUARDANDO RESPOSTA DA JUSTIÇA AOS TAIS EMBARGOS DECLARATÓRIOS PEDIDOS PELO FALIDO ( QUE FOI EM SENTENÇA DESCONSIDERADO EM SUA PERSONALIDADE JURÍDICA NESTA AÇÃO ,JUNTO C/ SUA SÓCIA(SUA MULHER) E 3os. QUE RECEBERAM ALGUNS BENS INDEVIDAMENTE).....POIS SE ESTA AÇÃO PROGREDIR ,SERÁ CONSEGUIDO VALOR SUFICIENTE PARA QUE SEJAM PAGOS TOTALMENTE OS 2.500 EX-TRABALHADORES ATÉ COM OS JUROS LEGAIS À SEREM CONTADOS DESDE QUASE 15 ANOS ATRÁS!

Anônimo disse...

Alguma coisa não está clara, o fraudaor?sequer tem algum bem-particular bloqueado na justiça pois se tivesse seria bem mais rápida sua execução e o pgto. aos credores mas, tem aquela ação que foi proposta pelo M.Público há mais de 12 anos e que já está esperando resposta da justiça aos tais embromatórios e sabido proscrastinantes embargos declaratórios apostos pelo falido contra a sentença recém dada no fim do ano passado que desconsiderou finalmente depois de mais de 12 anos a personalidade jurídica dos fraudadores?sócios? e assim como de 3os?que "receberam para sí alguns bens ....tudo descrito na sentença mas,ao que se vê a cada recurso apresentado se leva 4 meses como já está, no tempo pode ser que os herdeiros dos fraudadores?,sócios da SULFABRIL poderão pagar aos herdeiros dos 2.500 trabalhadores que esperam há 15 anos por seus direitos que em Setembro próximo completa!Porque não bloquear bens dos causadores desta vergonha se a lei assim faculta?Porque esperar mais 11o dias para ser feito um outro leilão?Porque aquele sócio MIRIBEL FINANCING que tem representante c/ escritório em S.Paulo(à ser verificado p/ M.Público?) não tem seu bens também bloqueados na forma da lei brasileira? São questões que deveriam ser no mínimo respondidas por quem de direito defende os direitos dos trabalhadores? Enquanto isso, os maquinários da antiga fábrica vão se desgastando ,virando sucata?e, os 700?ainda empregados sequer tem o FGTS sendo depositados pela massa-falida e refalida que só de impostos deve mais de 25 milhões? Alguma coisa está muito errada!E só poderá ser corrigida se for dado uma atenção maior por parte da nossa tão suplicada justiça!

Anônimo disse...

O M.P. sabe que sequer vão ser pagos os trabalhadores c/ os juros-legais de 15 anos o que equivale a mais de 90% ,só serão corrigidos os valores c/ correção monetária, assim como foi corrigido os 15% concedidos há i ano atrás....e os demais credores? Nem se fala? Ora, já deveria ser pedido há muito tempo o bloqueio dos bens dos sócios da SULFABRIL para que respondam em seus valores aos credores, conforme a lei faculta no cód. civil art.50 e 592 II do cód.proc.civil mas até hoje nada disso foi feito?Porque? Ao que parece a lei em São Paulo é diferente pois foi bloqueado os bens do EMPRESÁRIO EIKE BATISTA, suas contas bancárias e até os imóveis que recentemente transferiu para 3os.(assim como fez o ex-dono da SULFABRIL e que no proc.008090070000 1a.vara civ.Blumenau há mais de 13 anos o M.Público tenta buscar para devolver seus valores p/ a massa-falida e recém no ano passado foi dada sentença desconsiderando as personalidades jurídicas dos sócios da SULFABRIL e dos 3os.(para quem foram irregularmente desviados imóveis da SULFABRIL em uma triangulação negocial tida como irregular)....e enquanto isso, já se passam mais de 15.....ANOS.......