sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CENSO 2010 - Aproximadamente 80% da população de Blumenau foram recenseadas somando mais de 231mil pessoas.

CENSO 2010 - Aproximadamente 80% da população de Blumenau foram recenseadas somando mais de 231mil pessoas. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), acompanha o Censo 2010 do IBGE, ainda em andamento em Blumenau, assim como nas demais cidades do País. Até esta sexta-feira, dia 1º de outubro, 231.751 pessoas foram recenseadas no município, o que representa aproximadamente 80% da população estimada pelo IBGE, em 2009, para Blumenau.

As informações foram obtidas em reunião nesta sexta-feira entre a coordenadoria regional do IBGE, supervisores de área, recenseadores e o representante da Prefeitura na Comissão Censitária de Blumenau, o geógrafo Patrício Farfán. O município acompanha o processo para verificar possíveis dificuldades e prestar auxílio ao órgão para que 100% da população do município seja atingida.

Para o coordenador da área de Blumenau do IBGE, Dárcio Borges, o desempenho atual do censo é positivo. “O andamento dos trabalhos está dentro da média e da expectativa”, avalia. Iniciado há 60 dias, o censo 2010 prossegue por mais um mês, até o dia 31 de outubro.

Para facilitar o trabalho, a cidade foi dividida em zonas norte e sul, de acordo com as delimitações do rio Itajaí.
As equipes do IBGE estão distribuídas em quatros postos de apoio, responsável pelo recebimento das informações dessas regiões: 1) Salto do Norte, 2) Fortaleza, 3) Centro e 4) Garcia. O município está também delimitado em 534 setores ou células de trabalho.
*
Uma questão de cidadania - Objetivo do CENSO.
“O objetivo do censo é levantar quanto somos para que a União consiga repassar recursos aos municípios, da maneira mais próxima possível da realidade,”, explica Borges. O abastecimento dessas informações aos órgãos públicos torna possível o planejamento e o repasse adequado de verbas em áreas tais como saúde, educação, assistência social. Também fornece um perfil da população com dados sobre faixa etária, sexo, escolaridade e crescimento.
*
Confiabilidade do trabalho - 300 Recenseadores em Blumenau.
Desde o início do processo, cerca de 300 recenseadores realizam o trabalho de campo, coletando dados na cidade. Todas as informações prestadas são mantidas em sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos (Lei 5.534 de 14/11/1968).

Os agentes estão devidamente identificados com colete azul e crachá com foto nos quais devem constar nome, função e número da identidade do recenseador. O IBGE solicita que nenhuma informação seja passada a pessoas sem as devidas identificações ou por telefone. Caso o munícipe tenha alguma dúvida sobre a procedência do recenseador, poderá entrar em contato com a central do IBGE pelo telefone 0800-7218181 e checar se o profissional está cadastrado.
*
Divulgação de resultados
Os primeiros resultados do censo 2010 serão divulgados a partir de 27 de novembro. Já para 2011 está prevista a divulgação do retrato da população brasileira.
*
Fonte: Patrício Farfán, geógrafo da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Dárcio Borges, coordenador da área de Blumenau do IBGE (9203-8503)

Nenhum comentário: