sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Catedral e Prefeitura de Blumenau já estão iluminadas na cor azul para a Campanha contra a Diabetes neste final de semana.

Catedral e Prefeitura de Blumenau ficarão iluminadas na cor azul para a Campanha contra a Diabetes neste final de semana (12,13 e 14 de Novembro). www.advali.com.br
Nas fotos aparece a Catedral toda iluminada em azul. A prefeitura ainda não estava iluminada neste sexta.Foto de Jaime Batista da Silva O azul escolhido na cor é para lembrar o Universo e o Mundo. Em Blumenau a Associação de Diabéticos, a Catedral São Paulo Apóstolo (foto) e a Prefeitura de Blumenau ficarão iluminadas na cor azul neste final de semana para conscientizar a população sobre a luta contra a Diabetes. É o 3º ano desta campanha em Blumenau.
Neste domingo dia 14/11/2010 os voluntários da Advali pedem para que a população de Blumenau vistam uma roupa na cor azul para apoiar a campanha.Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
*******************************************
ASSOCIAÇÃO DOS DIABÉTICOS DO VALE DO ITAJAÍ - BLUMENAU
Rua Paraíba, 101 perto do centro Telefone: (47) 3322-2604
Site: www.advali.com.br
e-mail: advali@terra.com.br

Foto de Jaime Batista da Silva
A associação também está iluminada de azul.

O que é diabetes?
O diabetes surge quando a produção de insulina do corpo falha ou não atua como deveria, o que eleva a taxa de glicose no sangue. O pâncreas produz insulina no corpo, e é ela que transporta a glicose, fonte de energia, para as células. Quando o pâncreas não produz a insulina ou está debilitado e produz pouco, há um aumento da glicose. Daí o diabetes. Como saber se você tem diabetes? Os sintomas mais freqüentes são cansaço, perda de peso, muita sede, vontade constante de urinar e visão turva. Quando a doença não é bem cuidada, a pessoa tem problemas nos pés, na visão (há casos de cegueira), no coração, nas artérias e nas veias.
Foto de Jaime Batista da Silva
O diabetes pode acontecer em alguma fase da vida:
DIABETES TIPO 1 - Geralmente diagnosticado na infância ou na adolescência. É preciso cuidar da alimentação e usar insulina, já que o corpo não produz nada ou produz muito pouca insulina.
DIABETES TIPO 2 - Costuma surgir depois dos 40 anos, em indivíduos sedentários e normalmente bem acima do peso, o que faz com que o corpo não utilize a insulina de forma adequada. Então, deve-se perder peso e usar medicação adaptada a cada caso.
Veja mais informações sobre Diabetes no site:
Foto de Jaime Batista da Silva
A conscientização desta realidade resultou em 1990 na fundação da ADVALI Associação de Diabéticos do Vale do Itajaí pelos médicos endocrinologistas atuantes em Blumenau nesta época, diabéticos e seus familiares. O diabetes é uma doença crônica que acomete, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 8% da população. Pensando nisso surgiu a idéia de se formar uma associação de diabéticos.
Aproximadamente durante10 anos ela ficou sendo gestada. Após vários encontros de diabéticos e familiares foi fundada a Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí – ADVALI, em 1990.
Foto de Jaime Batista da Silva
NA ADVALI os diabéticos mutuamente se apóiam e, com a colaboração de médicos, psicólogos enfermeiros, nutricionistas, familiares e pessoas com elevado espírito cívico, formam um núcleo de instrução e educação que já ajudou a centenas de diabéticos e familiares.
Sua prioridade é disponibilizar ao diabético e seus familiares informações e educação sobre sua patologia visando proporcionar-lhe uma melhor qualidade de vida, através de palestras e da troca de experiências dos diabéticos e seus familiares. Desta forma torná-lo livre, fazer dele um cidadão consciente e responsável, determinado a ser um elemento útil à comunidade em que vive, tanto no seio familiar, como na escola, no trabalho ou em qualquer grupo em que esteja integrado e que vêja na sua doença um conjunto de fatos e fatores interligados, reconhecíveis e domináveis pelas medidas de controle e terapêutica por ele mesmo executadas, o que impede que ele se considere um estigmatizado ou um marginalizado, dependente da ajuda dos outros.

Nenhum comentário: