quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Orquestra Filarmônica Philadelphia de Blumenau se apresentou no Parque Ramiro Ruediger nesta terça-feira dia 30.

Orquestra Filarmônica Philadelphia de Blumenau, do bairro da Velha, se apresentou no Parque Ramiro Ruediger nesta terça-feira dia 30 às 20h30min. Foto de Jaime Batista da Silva
Uma orquestra diferente. É assim que se intitula a Orquestra Filarmônica Filadelphia de Blumenau. Com 55 integrantes que vão desde crianças até idosos, o grupo se une através do gosto pela música. “É um projeto que reúne donas de casa, estudantes, empresários, administradores e os mais variados profissionais autônomos. São pessoas que têm a música como hobby, como um lazer. E a gente transformou essa distração em coisa séria”, explica o maestro do grupo, Giwelton Murillo Mattos.

Foto de Jaime Batista da Silva
O diferencial da Orquestra não para na diversidade de profissões dos integrantes. Bem diferente de uma composição tradicional, eles incluíram na formação instrumentos como guitarra, baixo, teclado e bateria. “É para não deixar ninguém de fora. Queremos agregar pessoas nessa arte que é a música. Como cada integrante tem uma especialidade, resolvemos incluir todo mundo na nossa Orquestra”, justifica o maestro.

Foto de Jaime Batista da Silva
O grupo existe há oito anos e se mantém com recursos próprios. Quando há um evento ou é preciso desenvolver algum projeto, os próprios componentes da banda vão atrás de recursos. “O que não dá é para deixar de mostrar o nosso trabalho, enfatiza Murillo. Os ensaios são feitos uma vez por semana num espaço cedido pela Igreja Assembléia de Deus da Rua dos Caçadores. E todos comparecem, inclusive pessoas que não fazem parte da Orquestra, mas que querem aprender a tocar algum instrumento.

Foto de Jaime Batista da Silva
Apesar dos obstáculos, a Orquestra Philadelphia faz apresentações durante todo o ano. Com um repertório eclético, os músicos sempre imprimem um estilo próprio a seus números. E nesta terça-feira, dia 30, foi a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desses guerreiros inovadores. Eles se apresentaram no parque Ramiro Ruediger, a partir das 20h30min, em um show natalino embalado pelo ritmo do jazz, especialmente elaborado para essa época.

Nenhum comentário: