segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALERTA DA DEFESA CIVIL DE BLUMENAU - Fortes chuvas para as próximas horas no Vale do Itajaí.

ALERTA DA DEFESA CIVIL DE BLUMENAU

Defesa Civil reforça pedido de alerta à população para possibilidade de alagamentos e escorregamentos.
No início da noite desta segunda-feira, dia 14, a Defesa Civil de Blumenau recebeu a confirmação da Coordenação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram de que o Vale do Itajaí deve passar por fortes chuvas nas próximas horas.

Segundo a previsão, a região poderá receber uma precipitação de 150mm de hoje até quarta-feira,
sendo que a maior concentração de chuva se dará nesta terça, dia 15, com 70mm.

Caso sejam confirmadas, as chuvas poderão provocar alagamentos importantes e escorregamentos de terra nas próximas horas, já que há um acumulado de precipitação no mês de fevereiro.

Diante dessa situação, a Defesa Civil informa os riscos existentes, as providências tomadas até o momento pelos órgãos responsáveis e recomenda algumas providências aos cidadãos. Acompanhe os detalhes abaixo.
*
Riscos para Blumenau:

a) Enchente
O que está sendo feito: o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açú (Ceops) da Furb e a Defesa Civil de Blumenau permanecem em alerta, monitorando constantemente o rio Itajaí-Açu.
Risco: ainda não se pode determinar se haverá risco real de enchente. Vários fatores interferem na possibilidade de cheias e é necessário acompanhar o regime de chuvas do dia de amanhã para se ter uma idéia concreta do comportamento do rio. No momento, estamos em alerta e o nível se encontra em 6,18 metros (às 20h de 14/02). A previsão é de que o nível se estabilize. Caso, haja alguma possibilidade de enchente confirmada durante esta terça-feira, dia 15, a Defesa Civil comunicará com seis a oito horas de antecedência à população por meio dos veículos de comunicação.

b) Alagamentos por enxurrada
Atenção para todas as áreas que normalmente alagam durante chuvas fortes. A situação nesses pontos pode ser agravada pela diminuição da capacidade de escoamento dos ribeirões que cortam a cidade e desaguam no Itajaí-Açu, cujo nível segue alterado. Isso poderá acarretar represamento de água nos sistemas pluviais município.

c) Escorregamento de terra
De acordo com o Ceops, Blumenau registra, nos primeiros quatorze dias de fevereiro, índices de chuvas superiores a média mensal para o mês, que é de 193 mm. Somente na região sul do município já foram registrados níveis superiores a 290 mm, segundo o Departamento de Geologia da Prefeitura de Blumenau. Por esse motivo, solicitamos que todos os moradores de Blumenau, principalmente das regiões que sofrem com deslizamento de terra, fiquem atentos à possibilidade de novos movimentos de solo. Observem: fluxo de lama e detritos, rachaduras no solo ou em residências, abaloamento de estruturas de contenção do tipo muros, inclinação de postes e árvores.
* Obs.: os dados acima são de probabilidade, ou seja, podem ou não se confirmar dependendo das condições do tempo nas próximas horas

Recomendações da Defesa Civil:
- Busque abrigo seguro caso o ribeirão próximo à sua residência aumente repentinamente de volume ou, em plena chuva forte, o fluxo de água diminuir de forma acentuada;
- Acompanhar regularmente a previsão do tempo pelos veículos de comunicação e pelo site da Prefeitura (
www.blumenau.sc.gov.br/defesacivil );
- Mantenha calhas, telhados e bocas de lobo limpos;
- Desligue e mantenha-se afastado de aparelhos eletro-eletrônicos em caso de temporal com descargas elétricas;
- Desligue a chave geral da residência em caso de alagamento da mesma;
- Tenha sempre o contato de um vizinho ou parente para casos de emergência na residência.
Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral

Nenhum comentário: