sábado, 19 de março de 2011

Picolés fazem a alegria de animais no Zoo do Beto Carrero World em Penha-SC.

Picolés fazem a alegria de animais no Zoo do Beto Carrero World em Penha-SC. Foto divulgação Beto Carrero World
Picolés fazem a alegria de animais no Zoo. Beto Carrero World aposta em técnicas de enriquecimento ambiental.
Está enganado quem pensa que o desconforto provocado pelo calor incomoda apenas os seres humanos. Alguns animais padecem tanto quanto o homem em dias dominados por altas temperaturas. Para amenizar estes efeitos do verão, o Zôo do Beto Carrero World produz picolés específicos para os bichos. Tem picolé de frutas, de carne vermelha e até de peixe.
Foto divulgação Beto Carrero World

As espécies estão adaptadas a apanhar seu próprio alimento na natureza, disputando território e também parceiros para o acasalamento. Deste modo, é natural que a rotina de um cativeiro seja monótona para os animais. A partir da compreensão deste contexto surgiram as técnicas de enriquecimento ambiental, uma tendência mundial que desencadeia estímulos a fim de promover o bem estar físico e também psicológico dos bichos.

Os picolés são produzidos no próprio Parque. Na cozinha do Zôo as carnes e frutas são congeladas, em baldes plásticos ou garrafas pets, até o momento de serem oferecidas aos animais. Eles recebem o alimento uma vez por semana, para que não percam o interesse. O caráter de novidade, neste caso, é fundamental para o sucesso da operação.
Basta o tratador pegar o barco para atravessar o lago, que separa a Ilha dos Primatas dos visitantes, para logo se ver macacos correndo ao seu encontro. Eles adoram o picolé de abacaxi.
Alguns deles já descobriram que ao quebrar o gelo o acesso à polpa da fruta é mais rápido. Assim eles pisam em cima até conseguir o intento. As macaquices, é claro, arrancam muitas risadas do público.
Da mesma forma, tigres e onças com seus picolés de carne e ursos com seus picolés de peixe, atraem a simpatia dos curiosos.
Eles rolam a pedra de gelo de um lado para o outro, lambem, mordem. Comprovando a velha teoria de que a grama do vizinho é sempre mais verde, os animais até ousam uma troca de picolé com os companheiros de cativeiro. Mais uma prova do quanto o enriquecimento ambiental é favorável ao desenvolvimento cognitivo das espécies cativas.
*
Informações para imprensa:
Assessoria de Imprensa Beto Carrero World -
Contato: (47) 3261-2025
Malu Barreto - Coordenadora de Comunicação e Imprensa
Carina Carboni – Assistente de Comunicação e Imprensa

Nenhum comentário: