quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reunião já definiu as regras para os Desfiles da 28ª Oktoberfest de Blumenau.

Reunião já definiu as regras para os Desfiles da 28ª Oktoberfest de Blumenau. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

A reunião com representantes dos grupos convidados e das atrações móveis que participam dos desfiles oficiais da Oktoberfest, realizada na noite de terça-feira, no Parque Vila Germânica, foi considerada positiva. De acordo com a presidente da Comissão de Desfiles da festa deste ano, Lilian Ribeiro, os participantes compreenderam as novas regras determinadas pela organização para tornar o espetáculo de rua coeso e disciplinado.
No encontro, ficou definida a forma de concentração dos participantes para os desfiles oficiais. Para os grupos que desfilarão a pé, a concentração será na Alameda Rio Branco (entre a Rua 7 de Setembro e a Rua XV de Novembro). Os grupos que utilizam brinquedos ficarão concentrados na Rua das Palmeiras (Alameda Duque de Caxias) e na XV de Novembro, próximo ao prédio da Fundação Cultural de Blumenau.Quanto à dispersão das atrações, houve mudanças: neste ano, os grupos que desfilam a pé deixarão a Rua XV de Novembro pela Rua Padre Landel de Moura (via de acesso à Prefeitura). Os que utilizam brinquedos vão dispersar pela Rua Amadeu da Luz. A turma do Planetapéia (que desfila com 13 brinquedos) sairá pela Rua São Paulo (na altura do cartório Margarida). A proposta é evitar o estrangulamento do desfile no alto da Rua XV, bem como não prejudicar o trânsito ao final do espetáculo, observa Lilian Ribeiro.


Os desfiles oficiais levam para a rua a história da colonização alemã na região de Blumenau e apresentam os costumes e as tradições do povo local.

*

Eles são divididos em 12 alas, ou subtemas, que já foram definidos pela Comissão:

1) Isto é Oktoberfest

2) Nossas Tradições

3) Nossa Cultura

4) Velhos Tempos

5) A Gastronomia

6) A Música

7) A Dança

8) Aos Turistas

9) Brindamos à Alegria

10) A Festa

11) Encontro de Amigos

12) Vamos à Oktoberfest Assim...


A ordem geral dos seis desfiles oficiais será repassada a todos os participantes no dia 20 de setembro, às 20h, no Parque Vila Germânica.

*

Principais normas para um belo espetáculo do Desfile da Oktoberfest 2011:

1. Cada grupo poderá levar o número de integrantes conforme determinação da Comissão de Desfiles. Por exemplo, um grupo que tem 80 integrantes, terá que desfilar com esse número determinado. Não poderá levar 30 num dia e no outro desfile querer levar 80 ou mais.

2. Os Grupos que “tradicionalmente” possuem brinquedos com som mecânico deverão respeitar o volume de 85 decibéis estabelecido. Para os grupos que não possuem atrações, a comissão disponibilizará bandas musicais para acompanhá-los. As bandas também deverão respeitar o nível de decibéis determinado.

3. O desfile deve ser organizado com disciplina e com o objetivo de divulgar as tradições germânicas de nossa cidade, tornando-se mais um atrativo para o público.

4. Para ornamentação das atrações do grupo (carroças, carros, bicicletas ou carrinhos de bebês) só poderão ser utilizadas flores naturais.

5. Os grupos e/ou atrações móveis deverão respeitar a colocação de sua atração no local definido pela coordenação em virtude do planejamento realizado com antecedência.

6. A concentração dos Carros (Lona da Comissão) estará localizada no terreno próximo ao estacionamento da Fundação Cultura, na Rua das Palmeiras.

7. Durante o desfile, preferencialmente utilizar canecos de chope (é proibido o uso de latinhas).

8. Para apresentação, todos os componentes deverão estar com traje típico. (O uso de calça jeans e/ou camiseta da entidade não são considerados traje típico).

9. O grupo que utilizar veículos móveis ou animais para condução das suas atrações, deverá se responsabilizar pelo condutor, assumindo total zelo pelo bom andamento do desfile e segurança do público presente.

*

Assessora de Comunicação: Tânia Rodrigues Diretoria de EventosParque Vila GermânicaFone: (47) 3326 6901E-mail: eventos@blumenau.sc.gov.br

Nenhum comentário: