sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau realiza treinamento com explosivos.

Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau realiza treinamento com explosivos. Foto divulgação PM de Blumenau.

Nesta quinta-feira dia 29/09/11, foi dia de instrução com explosivos para o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Blumenau. Os instrutores foram os soldados Alberto Camargo Muniz e Felipe Lino Rossini do PPT, que possuem cursos feitos na Tatical Explosive Entry School, a Tees e na Britanite, ambos no Paraná.
A primeira parte da instrução foi teórica. Os principais temas abordados foram: entrada tática, utilização de explosivos, normas de segurança, acionador de explosivos para detonar as cargas (estopim hidráulico e elétrico e acionador de choque) e ainda confronto em ambiente confinado (CQB).
As atividades práticas ocorreram no Caça e Tiro Blumenauense, onde no dia anterior os instrutores preparam o ambiente. Ali, o pelotão passou por vários treinos até poder fazer o uso de explosivos. “O treinamento é importante para que todos os policiais do grupo tenham noção sobre os explosivos e possam atuar em ocorrências em que for necessário recorrer a esse material”, comentou o soldado Muniz.
*
Exemplos de situações em que os policiais especialistas explosivos entram em ação:
*Ocorrências em que há suspeitas de bombas. Os policias usam contra-cargas para neutralizar a carga. Muitas vezes, o material não é explosivo, mas é preciso realizado o procedimento para desmantelar o suposto explosivo.
*Abrir portas, janelas e entradas diversas. Comumente utilizado em cumprimentos de mandados de prisão. De acordo com os especialistas é mais seguro, eficaz e controlado fazer a abertura com explosivos.
* Varredura em ambientes diversos. Exemplo disso foi na visita do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva à Blumenau em 2008. O parque Vila Germânica foi vistoriado pelos policias para garantir de que não havia nenhum material explosivo.

*

Fonte: KARIN Bendheim - 10º Batalhão de Polícia Militar.

Nenhum comentário: