segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prefeitura de Blumenau e Caixa trabalham para liberar FGTS aos atingidos pela enchente. Somente quem foi atingido poderá ser beneficiado.

Prefeitura de Blumenau e Caixa trabalham para liberar FGTS aos atingidos pela enchente. Somente quem foi atingido poderá ser beneficiado. Foto de Jaime Batista da Silva (Foto enchente em Blumenau dia 09/09/2011)

O prefeito João Paulo Kleinübing e o superintendente Regional da Caixa, Renato Scalabrin iniciaram a articulação para a instituição financeira poder liberar os recursos das contas vinculadas ao FGTS aos trabalhadores atingidos pela enchente da última semana.
O primeiro passo, de acordo com o executivo da Caixa, é o Governo Federal reconhecer o estado de emergência do município de Blumenau. Posteriormente, a Prefeitura irá entregar um documento ao banco, onde deverá constar a relação das áreas atingidas no evento.

"Esta relação é necessária, pois, diferentemente do que ocorreu em 2008, apenas os atingidos pelas cheias é que terão o recurso do Fundo de Garantia liberado", esclarece o prefeito.

Após a entrega dos documentos, Prefeitura e Caixa deverão montar um centro de atendimento, onde os beneficiados deverão solicitar a liberação dos recursos.

Nesta etapa, o trabalhador deverá obrigatoriamente apresentar o comprovante de residência. Segundo o Ministério da Integração, o valor máximo a ser liberado é de R$ 5,4 mil por contrato de trabalho. Na prática, isso significa que se o beneficiado tiver saldo em conta de dois contratos de trabalho distintos, poderá sacar um valor até maior do que o teto estabelecido. A previsão de pagamento dos recursos é até o final do mês de outubro.



Fonte: Prefeitura de Blumenau.

Nenhum comentário: