segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rio do Sul no Alto Vale do Itajaí sofre com a maior enchente de sua história e o Nível do Rio Itajaí está em 9,63m às 14h dia 12/09/11.

Rio do Sul no Alto Vale do Itajaí sofre com a maior enchente de sua história e o Nível do Rio Itajaí está em 9,63m às 14h dia 12/09/11 onde a cidade continua em Situação de Emergência em relação ao rio.

*
Relatório Oficial da Enchente em SC - Atualizado às 19h 12/09/11
Municípios Atingidos = 96
Municípios em Situação de Emergência = 51
Municípios em Estado de Calamidade Pública = 10
Pessoas afetadas = 978.070
Pessoas desalojadas = 162.237
Pessoas desabrigadas = 15357
Pessoas feridas = 170
Pessoas mortas = 3
Residências afetadas = 29563
Prédios Públicos afetados = 367
Prédios Comunitários afetados = 132
Prédios Particulares = 5156

Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Foto da enchente em Rio do Sul - foto tirada agosto 2011)

Governador visita cidades do Alto Vale que decretaram estado de Calamidade Pública devido às chuvas.


Somente em Rio do Sul 15.000 pessoas estão desalojadas, sendo 3.000 pessoas desabrigadas e um total de 50.000 pessoas afetadas.

*
Presidente Getúlio, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Agronômica, Aurora, Ituporanga e Lontras foram vistoriadas pelo governador Raimundo Colombo durante esta segunda-feira (12). Os municípios decretaram estado de Calamidade Pública devido aos estragos da chuva da semana passada. “É hora de atuar junto com as prefeituras e as Defesas Civis dos municípios no atendimento imediato e sem burocracia às pessoas e aos municípios”, afirmou o Governador.
Durante a vistoria, o governador pode conferir as maiores prioridades dos municípios, que vão desde o atendimento às populações com a reconstrução de residências até a reconstrução de pontes e rodovias. Em Lontras, por exemplo, um dos maiores problemas foi a destruição da ponte do Riachuelo que tinha em sua estrutura cabo de telefonia e tubos do sistema de abastecimento de água. “Essa vinda até o município representa solidariedade, conforto e uma ajuda na reconstrução”, falou a prefeita de Lontras, Martina Zucatelli.
Em contato direto com o Governo Federal, Colombo disse que já está liberando R$ 150 mil para cada um dos municípios visitados nesta segunda-feira.”Esse recurso é para a compra de água, alimentos, medicamentos, hora máquina e óleo diesel. Depois é que vamos avaliar os prejuízos maiores e ver como podemos atender”, explicou o secretário de Defesa Civil, Geraldo Althoff, que acompanhou toda a vistoria. De acordo com a Defesa Civil estadual, já foram utilizados R$ 4 milhões para a compra desses artigos.

Até o final da tarde desta segunda-feira, as chuvas em Santa Catarina já afetaram 978.070 mil pessoas, em 96 municípios. 15.357 pessoas estão desabrigadas e 162.237 estão desalojadas. Nove municípios decretaram estado de Calamidade Pública (Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras e Taió).
*

Prevenção em SC

Mais que atuar no atendimento aos atingidos, o Governo do Estado trabalha para prevenir os alagamentos e minimizar os impactos das enchentes em todo o Vale do Itajaí. Desde 2008, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), realiza um estudo de ações que podem ajudar a conter as cheias. Conforme o diagnóstico, uma das ações que podem ser tomadas é o aumento das capacidades das barragens de Ituporanga, em quatro metros, de Taió, em dois metros e ajustes técnicos na barragem de José Boiteux. “Vale ressaltar que a Defesa Civil já desenvolve atividades de preparação e fortalecimento das Defesas Civis municipais, além de se manter preparada para atender de maneira rápida e ágil, os municípios que passam por essas situações de catástrofes”, afirmou o governador Raimundo Colombo.

*

Fonte: Claudia De Conto Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário: