quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Procon de Blumenau alerta para o Golpe da Lista Telefônica.

Procon de Blumenau alerta para o Golpe da Lista Telefônica.


O Procon de Blumenau alerta a população, sobretudo os empresários, para ficarem atentos quanto ao chamado golpe da Lista Telefônica. A ação, prática constatada recentemente pelo órgão de Defesa do Consumidor, consiste no contato de um suposto representante do serviço de telefonia com as empresas, solicitando o preenchimento de um cadastro para a divulgação de informações sobre o assinante.

Na maioria das vezes os contratos são encaminhados por e-mail ou via fax, com a informação de que o serviço será prestado de forma gratuita. Quando o documento é enviado de volta à empresa, porém, os golpistas alteram os termos e colocam um valor a ser cobrado. A primeira cobrança, na maioria das vezes, é de valores pequenos, o que faz com que muitas empresas ignorem o fato e paguem a taxa cobrada. O prejuízo maior vem na segunda fatura que, em alguns casos, alcança valores maiores. O golpe é realizado, no geral, por empresas fantasmas criadas apenas para essa finalidade.

Como se prevenir
Para evitar o golpe da “Lista Telefônica”, a orientação do Procon é de que os empresários não passem quaisquer informações por telefone nem assinem contratos enviados por fax ou e-mail. Em caso de contato via telefone, a recomendação é de que o empresário peça para a telefônica enviar um representante pessoalmente e, ao assinar contratos, faça uma cópia autenticada do documento.

Assessoria de Comunicação: Natacha Amaral 

Nenhum comentário: