segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Relatório de balneabilidade das praias de SC. Balneário Camboriú tem somente 2 pontos impróprios para o banho de mar. Veja a relação das praias:

Relatório de balneabilidade das praias de SC.
Balneário Camboriú tem somente 2 pontos impróprios para o banho de mar. 
Veja as fotos. 
*
Veja se a sua praia tem pontos impróprios:
Relatório atualizado dia 21/12/2012.

 Foto de Jaime Batista da Silva (Balneário Camboriú)
*
Veja os dois pontos impróprios em Balneário Camboriú:
PRAIA DE TAQUARAS 
PRAIA DO BALN. CAMBORIÚ - 
PONTAL NORTE
*
Praias que constam no relatório de Balneabilidade de SC 2012:

Praias de Araranguá, Balneário Gaivotas, Balneário do Arroio do Silva, Balneário da Barra do Sul, Balneário Camboriú, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Içara, Imbituba, Itajaí, Itapoá, Itapema, Joinville, Navegantes, Passo de Torres, Palhoça, Penha, Piçarras, Porto Belo, São José, São Francisco do Sul.
 Foto de Jaime Batista da Silva (Balneário Camboriú)


Relatório atualizado dia 21/12/2012.

A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local. 
Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em 195 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a outubro e semanalmente de novembro a março - o pico da temporada de Verão.

Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 250 mililitros em cada ponto. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas. São necessárias 5 (cinco) semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado tecnicamente confiável.

A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.



Nenhum comentário: