terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Novo Prédio dos Correios no centro de Blumenau continua fechado. Construção começou em 2008. Em entrevista ao Santa dia 26/01/2012 assessor garantiu a entrega da nova sede antes da Oktoberfest de 2012.

Novo Prédio dos Correios no centro de Blumenau continua fechado. 
Construção começou em 2008. Em entrevista ao Santa dia 26/01/2012 assessor garantiu a entrega da nova sede antes da Oktoberfest de 2012.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

Desentendimento entre estatal e construtora causa novo atraso.
Por telefone, o assessor de comunicação dos Correios, Genésio Silva, disse que o problema da abertura da nova agência ocorreu devido ao desentendimento entre a estatal e a Construtora Viseu, responsável pela obra. Segundo ele, em razão de um problema no solo — que era incompatível com o primeiro projeto e cedeu durante as obras — não foi possível instalar o reservatório de captação de água da chuva no subsolo. 

A obra parou, o projeto precisou ser modificado e a empresa responsável pela execução do serviço pediu um reajuste no valor do contrato, em decorrência do tempo que a obra ficou parada e das modificações feitas. O aditivo no contrato está sendo analisado pela área jurídica dos Correios em Brasília. A assessoria de comunicação não soube informar desde que data a obra está parada.

— Isso gera desgaste, inclusive para a imagem dos Correios, além de gastos com o aluguel. É de interesse abrir o lugar, mas o que atrapalha é a burocracia, pois somos uma empresa pública e só podemos fazer o que prevê a lei — diz Silva. 

O novo projeto está pronto, mas não há previsão para que a obra recomece devido à análise do reajuste. Ainda estão pendentes a instalação do reservatório de captação de água na parte externa do prédio _ próximo à garagem —, ajustes no encanamento, pintura e revisão. Silva garante que a conclusão será ainda em 2012:

— Com toda a certeza entregaremos a nova sede antes da Oktoberfest.

*
Estatal desembolsa R$ 372 mil por ano por sede alugada enquanto prédio próprio, na Curt Hering, não fica pronto.
A construção de três andares e 1,6 mil metros quadrados, que iniciou em agosto de 2008, está aparentemente pronta desde o ano passado, porém fechada devido a um impasse entre a construtora e a estatal. Enquanto isso, a agência central continua funcionando na Rua Ângelo Dias, em prédio alugado por R$ 31 mil mensais, conforme informa o portal da transparência dos Correios. 
*
JORNAL DE SANTA CATARINA - 26/01/2012

Nenhum comentário: