domingo, 22 de setembro de 2013

Enchente em Blumenau. Previsão até às 20h é do Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau ficar em 10m. Agora o rio está subindo rápido e está em 7,70 metros às 11h do dia 22/09/2013. Primeiras casas são atingidas na Rua 1º de Janeiro. Veja as fotos:

Enchente em Blumenau. 
Previsão até às 20h é do Nível do Rio Itajaí-Açú em Blumenau ficar em 10m. Agora o rio está subindo rápido e está em 7,70 metros às 11h do dia 22/09/2013. 
Primeiras casas são atingidas na Rua 1º de Janeiro.
Veja as fotos:
 Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva

17 comentários:

Mayane disse...

Tenho uma sugestão para a Prefeitura Municipal de Blumenau:
Não é nenhuma novidade que a Rua 1o. de Janeiro é a primeira a ser atingida pelas cheias. O correto seria a população sair daquele local. Ocorre que nenhum morador vai abandonar suas casas e deixar o que investiu (todos sabem o quão difícil é comprar seus lares). Então, na minha opinião a prefeitura deveria desapropriar a área (pagando as devidas indenizações) e fazer um parque no local. Uma sugestão é planejar um parque como o Barigui e o São Lourenço (ambos de Curitiba):
"Criados entre as décadas 1970 e 1990, estes espaços funcionam como uma espécie de reservatório, que ajudam a drenar a água da chuva e são chamados tecnicamente de bacias de acumulação." (informação retirada do site da Gazeta do Povo).
Parque Barigui: "Os bosques do parque ajudam a regular a qualidade de ar da cidade e o lago tem a principal função de auxiliar na contenção de enchentes do Rio Barigui. O parque faz parte de uma política municipal de preservação de fundo de vale, que evita o assoreamento e a poluição do rio, protege a sua mata ciliar e impede a ocupação irregular." (informação retirada do site da Prefeitura de Curitiba).

E, aproveitando, aqui vai uma crítica: Temos um parque em Blumenau, o Ramiro, só que o lago dele fica acima do nível do Rio (que é logo ao lado), além de ter uma rua entre o Rio e o Parque. Ou seja, o lago PIORA a situação em épocas de cheia e não auxilia em nada na preservação ambiental (mata ciliar). Na última enchente, inclusive, as carpas que estavam no lago "escaparam" para o Rio (também, virou tudo uma coisa só...), ou seja, espécies exóticas foram introduzidas no ecossistema local!

Anônimo disse...

Não moro na rua 1º de Janeiro, mas sei que é das primeiras a pegar água, então por que o sujeito que lá mora não tirou o carro? Depois vai reclamar. Deve ser um alienígena desmiolado.

Unknown disse...

Mayane, até concordo contigo, mas em curitiba lá tudo dá certo, aqui se esperar pela prefeitura de Bnu, puxa uma cadeira e senta pois isso não vai acontecer. Certo, sugestões são bem vinda, mas muita gente já pegou muita enchente lá e não vai arredar o pé pois PMB não está nem aí e também não vai fazer nada, entende. Não queira comparar uma cidade como Curitiba com Blumenau, lá a coisa funciona, pois o povo exige que façam algo, aqui o povo reclama e morre nisso. Eu sou de Curitiba e atualmente a mais de 30 anos moro em Blumenau e essa cidade não aprende.

Anônimo disse...

Bem comentado Unknown.
Em Blumenau se diz ter know how em enchentes, é mentira. Somos bons em limpeza. Somos é bons faxineiros.
Além do mais, a ideia de transformar a rua 1o. de Janeiro em piscinão não serve para enchentes, só serve para chuvas torrenciais. E, tirar e desapropriar o povo que lá mora a gente sabe como funciona, tira hoje, amanhã alguém ocupa.

Anônimo disse...

Querida. Se o problema das enchentes em Blumenau for resolvido, não precisaremos mais de promessas de candidatos (vide seca do nordeste). Sou nascido em Blumenau e hoje moro em outro lugar, pois com certeza ja teria perdido alguns objetos se insistisse em morar nesta cidade tão bonita. bjs

Anônimo disse...

Vamos aos fatos:
Em 1850, um monte de alemão maluco resolve colonizar a calha secundária de um rio que mais tarde será conhecido como Rio Itajaí Açu.
Em 1851, Samuel Colt lança o famoso Colt 1851.
Em 1852, os políticos resolvem que uma área de Nova Iorque não será habitada pois é puro banhado, hoje o local é conhecido como Central Park. Tiraram o povo que lá morava, em grande parte eram alemãs, na porrada. Funcionou.
Não adianta chorar sobre chopp derramado.

Maldito disse...

É isso mesmo, se desapropriar hoje amanhã alguém de Curitiba, ou de outro lugar o Paraná invade e tudo volta a ser como era antes...

Anônimo disse...

Posso estar errado, mas parece que o povo de Blumenau ainda faz festa e cultua o prefeito que aumentou a avenida beira Rio em 13 metros, isto represou o mesmo. E muitos Brasileiros dizem que Blumenau tem uma grande indústria de enchentes.

André disse...

Não adianta ficar reclamando, criticando ou algo do gênero, pois não adianta fazer acusações a prefeitura se não fazermos a nossa parte, pelas estatísticas, em 2008 deu menos água do que em 2011, e o estrago só foi maior devido aos deslizamentos, mas analizando a geografia da cidade qualquer pessoa pode saber que a tendência é so piorar a cada enchente, porque nas localidades que antes nao morava ninguém que servia de escape para as águas, agora foi aterrado ou subirá de acima do nivel da rua, qual a tendência? Agora com 10 mts ja ta fazendo mais estrago do que em outros anos... vale a pena refletir sobre isso!!!

Anônimo disse...

GTA V

Anônimo disse...

GTA V

Anônimo disse...

prefeito se mexe ta

Anônimo disse...

prefeito se mexe ta

Anônimo disse...

Sou blumenauense e fico muito triste de ver que a nossa linda Blumenau passar por isso novamente. Somos um povo trabalhador e lutador. Mesmo que a natureza venha fazer isso com a gente, conseguiremos superar logo.
Fé em Deus que tudo dará certo.

Anônimo disse...

É até difícil comentar, quando comprei meu terreno aqui em Guaramirim, era muito baixo, mas fiz uma casinha de madeira mais ou menos 1.5m de altura parecia ser seguro pois me disseram que havia chegado água ali em 1982 1983 1985 mais alto de uma pessoa,estava tranquilo até 2008 porque abriram as barragens em sheroeder e corupa juntas ai entrou um pouco em minha casa, agora fiz minha casa nova pela caixa é claro,aterrei até a altura da janela da casa velha ai construi a nova, então oque precisa é de orientação pra esse pessoal que mora ai em Blumenal quem vai construir precisa se precaver, aterrar é muito barato e oque já esta feito precisa ser mudado, tem muitas casas velhas que valeria apena construir novas ao invés de passar por enchentes a cada chuva.

Anônimo disse...

Também sou blumenauense e gosto mais do Metallica do que essas bandinhas xaropes.

Anônimo disse...

O problema não é a chuva nem o rio.
É a maldita localização da cidade. Se aquele alemão preguiçoso tivesse subido o rio mais um pouquinho e tivesse colonizado a região da Itoupava Central, longe do rio, hoje não teriamos esse problema.
E pra piorar ainda aterraram todas as baixadas que serviam de escape para as enchentes.