domingo, 22 de setembro de 2013

Veja a nota oficial da Prefeitura de Blumenau sobre a possibilidade de enchente. O prefeito Napoleão Bernardes dormiu esta noite em seu gabinete. Ele acompanhou o esforço do pessoal da Defesa Civil.

Veja a nota oficial da Prefeitura de Blumenau sobre a possibilidade de enchente. 
O prefeito Napoleão Bernardes dormiu esta noite em seu gabinete. Ele acompanhou o esforço do pessoal da Defesa Civil.
*
Foto de Jaime Batista da Silva (Foto dia 21/09/2013)

CHUVA FRUSTRA PIORES EXPECTATIVAS.

A chuva que ocorreu na madrugada deste domingo em Blumenau não correspondeu as piores expectativas dos meteorologistas. Os 40mm de precipitação pluviométrica não se confirmaram e o nível do rio Itajaí Açu alcançou 6m53cm às 7h, mesmo horário de mais uma reunião do GRAC (Grupo de Ação Coordenada). Nela, o prefeito Napoleão Bernardes informou que choveu 26mm na madrugada e isto manteve a situação sob controle. Em caso de chuva mais forte, o rio pode chegar aos 8m por volta do meio-dia.
O prefeito Napoleão Bernardes, que dormiu em seu gabinete na madrugada na noite de sábado para domingo, acompanhando o esforço dos funcionários e voluntários da Defesa Civil, que também permaneceram em alerta, disse que a massa de ar que previa chuvas mais intensas para o Médio vale do Itajaí se deslocou mais para o litoral e região norte do estado. Com isso, o volume de chuva foi menor do que o previsto em Blumenau. A tendência, agora, é de estabilização do rio a partir do meio-dia, quando a chuva deve parar. Até agora choveu em Blumenau 71mm dos quase 200mm inicialmente previstos para as últimas 72 horas. "Graças a Deus não tivemos problemas graves", conclui Napoleão, ao agradecer o esquema de prontidão de todas as corporações envolvidas.

Deslizamentos
Até agora 57 ocorrências foram registradas em Blumenau, porém sem gravidade. Na madrugada, um deslizamento atingiu uma casa desabitada no bairro Progresso. Uma outra ocorrência está sendo atendida nesta manhã, no bairro da Velha, também sem maior gravidade. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, toda a atenção, neste momento, está voltada aos deslizamentos. Com o solo encharcado, pancadas de chuva podem facilitar o escorregamento de morros. Ele pede atenção das pessoas que moram em área de risco para os possíveis sinais que acontecem nesses casos, como estalos de madeira ou rachaduras na casa, inclinação de postes ou árvores, ou mesmo água barrenta correndo do morro.

Uma nova reunião do GRAC acontece hoje, às 19h, quando devem ser definidas as estratégias para amanhã, visto que a segunda-feira será o primeiro dia útil nesta ocorrência de chuvas mais fortes, momento em que a cidade tende a voltar à sua vida normal.

Fontes:
Napoleão Bernardes, prefeito 
Marcelo Schrubbe, secretário da Sedeci 
Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff

2 comentários:

Anônimo disse...

tem alguma previsao do rio para o final do dia já???

Anônimo disse...

esperem que com essa tragédia liberem o que e do povo de direito o FGTS ajudaria bastante essas famílias.....

























































































...............