segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Veja o resumo da última Reunião do Grupo de Ação Coordenada (GRAC) sobre o pós enchente em Blumenau. Muitos elogios pelo trabalho de toda a equipe. Veja a nota oficial:

Veja o resumo da última Reunião do Grupo de Ação Coordenada (GRAC) sobre o pós enchente em Blumenau. Muitos elogios pelo trabalho de toda a equipe. Veja a nota oficial:
*
ÚLTIMA REUNIÃO DO GRAC MOSTRA COMPETÊNCIA NA AÇÃO

A última reunião do Grupo de Ação Coordenada (GRAC), realizada agora a pouco, fez um balanço geral da atuação das secretarias municipais e corporações. A atuação da Prefeitura de Blumenau foi elogiada por todos os integrantes do GRAC pela capacidade de ação e noção de prevenção de possíveis problemas que poderiam ocorrer com a cheia. Os abrigos foram abertos ainda na sexta-feira, quando nem havia desabrigados. As máquinas que removem a terra da queda de barreiras foram descentralizadas pela cidade. O atendimento de saúde também ganhou atenção especial. A comunicação foi tratada com transparência e responsabilidade e as informações que chegaram à imprensa e à comunidade retratavam a realidade do quadro. Às 21h de segunda, com o rio em , apenas sete ruas tinham uma lâmina de água, mas permitiam a passagem de veículos.

"Um time só funciona quando o técnico é bom", disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional César Botelho, no momento em que usou a palavra, dirigindo-se ao prefeito Napoleão Bernardes. Nesta segunda, 23, enquanto o rio ainda voltava ao seu leito normal, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos já limpavam a sujeira deixada nas ruas onde a água chegou. O trabalho prossegue à noite e na madrugada de terça-feira, 24. O transporte coletivo urbano operava normalmente já às 15h30min, bem como as ruas estavam liberadas para o trânsito normal de veículos. A Celesc religou todas as unidades também até à tarde. Procon e Praça do Cidadão atenderam a população durante toda a segunda-feira, normalmente. O prefeito Napoleão, ao recebeu os informativos, agradeceu o empenho de cada um aos coordenadores de ações dos participantes do GRAC. 

Volta à normalidade

Na noite desta segunda-feira apenas cinco abrigos estavam em funcionamento, auxiliando 125 pessoas. Durante as cheias, 36 foram abertos e 16 chegaram a ser ativados. A partir de amanhã, todos os postos de saúde funcionarão normalmente, tanto ESFs quanto Ambulatórios Gerais. Todos os Centros de Educação Infantil (creches) também estarão abertos para receber as crianças. Somente as escolas, tanto da Rede Municipal quanto da Rede Estadual de Ensino terão as aulas retomadas na quarta-feira. De resto, todos os serviços municipais voltam à normalidade nesta terça-feira. Já os Jogos da Primavera, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Desportos, serão retomados na quinta-feira, 26. 

O trabalho da Defesa Civil foi muito elogiado, ao que o coordenador do GRAC e secretário de Defesa do Cidadão Marcelo Schrubbe ressaltou que é o resultado da união de todos. Ele elogiou o pulso firme do prefeito nas decisões tomadas durante a operação. Ao finalizar a reunião, o prefeito Napoleão lembrou que ao completar apenas nove meses de gestão teve o momento mais adverso de sua administração. Superá-lo foi, também, poder adquirir experiência de enchente com os participantes do GRAC. Lembrou o livro Sonho Grande, que conta a história de empreendedores de sucesso. "Muitos acreditam que o empreendedorismo está ligado somente aos negócios. Empreendedorismo é sonhar e buscar os resultados", disse Napoleão, ao discorrer que a grande lição da obra é de que os empresários-personagens do livro ouviram a quem tinham que ouvir, fazendo um paralelo da atuação da
Prefeitura de Blumenau durante esta enchente.

Fontes:
Napoleão Bernardes - prefeito de Blumenau 
Marcelo Schrubbe - secretário de Defesa do Cidadão 
Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff

Nenhum comentário: