quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atenção Ciclistas: Hoje dia 17/10 às 19h tem Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Blumenau sobre Mobilidade Urbana e implantação de novas ciclovias. Todos são convidados:

Atenção Ciclistas: Hoje dia 17/10 às 19h tem Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Blumenau sobre Mobilidade Urbana e implantação de novas ciclovias.
Todos são convidados:
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva

A mobilidade urbana volta à pauta da Câmara de Vereadores de Blumenau. No próximo dia 17 de outubro às 19:00h, ocorrerá a reunião pública para discussão do tema, bem como da necessária implantação de ciclovias na cidade. O debate, pedido pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), é em alusão à Semana Nacional de Trânsito.

Vanderlei atende solicitação do presidente da Associação Blumenauense pró-Ciclovias, Thiago Duwe, feita em ofício enviado para a Câmara esta semana. Nele, Duwe pediu que o encontro fosse realizado na última semana do mês em referência à Semana de Trânsito. Porém devido aos inconvenientes da enchente no dia 22 de setembro, a reunião foi adiada temporariamente. A reunião pública vai discutir também a criação de uma frente parlamentar pró-ciclovia no âmbito municipal.
Em maio, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a captar R$ 61.788.000,00 para obras de mobilidade urbana em Blumenau. Os recursos provenientes desta operação de crédito com a Caixa Econômica Federal serão consignados como receita no orçamento ou em crédito adicionais, incluídos nos orçamentos anuais ou plurianuais do município. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 3.252.000,00.

Ciclovia em Blumenau
A ABC Ciclovias defende um sistema cicloviário em toda a cidade. A circulação de ciclistas ocorreria em faixas reservadas para uso do pedestre, denominada de ciclofaixa, e em pistas exclusivas para uso da bicicleta, denominada de ciclovias. Também prevê a implantação de bicicletários em diversos pontos da cidade. O projeto ainda pretende ligar o sistema c
om as cidades vizinhas de Pomerode, Indaial e Gaspar.
Segundo dados da Prefeitura, de 2007, Blumenau tem 43 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias.

Nenhum comentário: