quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atenção Salão de Beleza e Estética de Blumenau - Entram em vigor as novas regras para o funcionamento dos salões de beleza. Veja o que muda:

Atenção Salão de Beleza e Estética de Blumenau.
Entram em vigor as novas regras para o funcionamento dos salões de beleza. Veja o que muda:
Foto de Jaime Batista da Silva

Já está em vigor a nova Instrução Normativa Estadual que define regras para o processamento de artigos e superfícies em salões de beleza e estética. A Vigilância Sanitária de Blumenau orienta que estes estabelecimentos tomem conhecimento sobre as novas determinações e alerta para as principais mudanças. A partir de agora, por exemplo, está proibida a utilização de estufas. Desta forma, manicures e pedicures devem utilizar equipamentos de autoclave para esterilização de materiais cortantes, como alicates e espátulas.

Pentes, escovas de cabelo, tesouras e toalhas também passam a ter uma regra para serem utilizados. Todos estes itens, segundo a nova instrução normativa, devem ser disponibilizados devidamente desinfetados e protegidos para cada cliente. Além disso, fica expressamente determinado que todos os profissionais que atuam nestes estabelecimentos devem possuir o comprovante do esquema vacinal completo, com ênfase para as vacinas Difteria, Tétano e Hepatite B, disponibilizadas pelo serviço público.

As regras visam prevenir a contaminação, tanto dos profissionais como dos clientes, por doenças, como Aids, micoses e outras. O não cumprimento das determinações pode implicar em penalidades. 
A integra da nova Instrução Normativa Estadual está disponível no site da prefeitura (www.blumenau.sc.gov.br), na página da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por executar a fiscalização dos salões de beleza e de estética em Blumenau.

Fonte: Regiane Carla Severino Gomes, coordenadora de fiscalização de serviços de saúde; Assessora de Comunicação: Talita Catie 

7 comentários:

Unknown disse...

Jaime, verifique por favor se os postos de saúde e hospitais tem disponibilidade da vacina contra o tétano.

Anônimo disse...

Quanta frescura!

Sempre inventam coisas pra ferrar com quem trabalha. Deviam ter a mesma iniciativa perante os bandidos.

Nunca vi alguém morrer ou ficar doente por ter ido em um salão.

JUDAS TADEU disse...

Excelente instrução normativa. Que tenha realmente aplicabilidade. E que sirva de exemplo para as demais cidades brasileiras.

vanessa disse...

anônimo por favor vá se informar, realmente morrer em um salão de beleza também nunca porem morrem muitas pessoas de complicações devido vírus adquiridos em salão de beleza como hepatite B.

Anônimo disse...

Bem, concordo em TODOS os SALÕES esterilizar seus EQUIPAMENTOS, mas EXIGIR que os SALões tenham um AUTOCLAVE, ja é pedir demais, pois esse aparelho é CARISSIMO. E com certeza uma ESTUFA mata sim as BACTÉRIAS e os GERMES, pois se até hoje deu certo, PQ começar essa FRECURADA toda? Deveriam olhar nos HOSPITAIS e esses POSTOS de SAUDE se realmente são preparados para cuidar do POVO.

Anônimo disse...

precisamos mais segurança contra bandidos e não com os salão de beleza isso é revoltante.

Anônimo disse...

Isso é só para obrigar os donos de salão comprar, onde vai gerar impostos e tal...quem ganha com isso o governo claro...Admito cuidado deve ter mas políticos vão achar o que fazer. Isso vai dar que nem aquela vez onde todos os carros tinham q ter o kit de primeiros socorros, fizeram todos comprar, ganharam um monte em cima o governo...E no que deu isso?