quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mudança no trânsito da Rua João Pessoa no Bairro da Velha entre a Rua Marechal Deodoro e o trevo do Tomio. Não haverá mais estacionamentos dos dois lados e haverá duas pistas sentido centro para Velha. De manhã, das 6h30 às 8h15 continua duas faixas bairro para o centro com cones na rua.

Mudança no trânsito da Rua João Pessoa no Bairro da Velha entre a Rua Marechal Deodoro e o trevo do Tomio. 
Não haverá mais estacionamentos dos dois lados e haverá duas pistas sentido centro para Velha.
De manhã, das 6h30 às 8h15 continua duas faixas bairro para o centro com cones na rua.

 Foto de Jaime Batista da Silva

Trânsito na rua João Pessoa passa por mudanças

A Prefeitura de Blumenau está preparando mais uma mudança para melhorar o trânsito na cidade. Deve entrar em funcionamento esta semana o fluxo de veículos em duas faixas na rua João Pessoa - com ciclofaixa. A mudança é no sentido centro/bairro da Velha, a partir da rua Marechal Deodoro até a General Osório. A medida visa agilizar o fluxo de veículos, principalmente do transporte coletivo. Já o sentido bairro/centro ficará com uma faixa de tráfego.

Com a mudança, fica proibido o estacionamento de veículos nos dois lados da João Pessoa. Nesta semana, deve começar os serviços de pintura da sinalização horizontal e a colocação da sinalização vertical, com placas que orientam o trânsito no local. O projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento, contempla também uma ciclofaixa, aprovada pela Comissão de Planejamento de Transporte e pela ABC Ciclovias.
Guardas de trânsito estarão no local para orientar os motoristas. 
Pela manhã - das 6h30 às 8h15, continuam liberadas duas faixas de trânsito demarcadas com cones, sentido bairro/centro. A finalização dos serviços depende da relocação da ilha de segurança existente em frente à agência da Caixa Econômica Federal e da adequação do canteiro central em frente ao Colégio Adolpho Konder.

Fonte: Dirk Reiter, diretor de Planejamento Viário PMB 
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal

  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva 
 Foto de Jaime Batista da Silva 
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva

15 comentários:

Anônimo disse...

Ciclofaixa?
Uma ciclofaixa ocupa uma faixa de trânsito e só serve para esses folgados das bicicletas se acharem os tais.
Ciclista não precisa de carteira de habilitação, bicicleta não paga IPVA, e nem tem placa, jamais serão multadas. Só servem para encher o saco e ocupar o pouco espaço que resta no trânsito e nas calçadas.
Ciclistas não respeitam as sinaleiras e poucos usam como veículo para ir ao trabalho. São usadas em sua maior parte para diversão.
É muita presunção pintar o asfalto e imaginar que estarão protegidos por uma barreira invisível, do mesmo jeito que usam e abusam das calçadas afrontando os pedestres.
As vias de tráfego foram feitas para os veículos automotores e as calçadas para os pedestres.
Quem vai se responsabilizar por futuros atropelamentos envolvendo ciclistas? Vai acontecer, é só uma questão de tempo.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do primeiro comentário.

E digo mais: a maioria dos raros ciclistas que passam na rua, usam o lado oposto de onde está a ciclovia. Inclusive, já presenciei guardas fazendo isso.

As ruas, que mais se parecem atalhos, são mantidas com os impostos dos veículos automotores. Os ciclistas que reivindicam ciclovias, que recolham impostos para construção de novas vias, exclusivas pra eles.

Por fim, esse papo de dizer que bicicleta ajuda na mobilidade urbana de Blumenau é uma grande balela. A nossa estrutura viária é bisonha e a geografia daqui é um grande complicador.

Eduardo Voigt disse...

Por que não usas uma bicicleta então?

Samuel disse...

Não posso acreditar que alguém tenha o pensamento retrogrado como o do "Sr. Anonimo". Expor um pensamento sem o menor sentido pode, colocar o nome pra se identificar para que todos saibam quem é ai não...

Sally Satler disse...

O cara aí de cima é tão valente, que postou todo o seu fascismo ignorante como "Anônimo". Tomara, meu Deus tomara, que pessoas assim, fiquem eternamente presas no trânsito, porque não bastarão 2, nem 3, nem 4, nem 5 faixas para carros, elas simplesmente não bastarão, e todos, todos mesmo, pagarão por esta maldita ignorância, quando levarem mais 2, 3 horas, pra chegar em casa. É só uma questão de tempo. Ou se muda essa ideia de que ruas são só para os carros, ou estaremos fadados ao fracasso, torrando num asfalto cheio de carros, com muita, mas muita impaciência, estresse e violência no trânsito. É por pessoas como esse estúpido "anônimo" que chegaremos a esse nível lamentável.

Sally Satler disse...

Em tempo: ciclista não paga IPVA, assim como o trabalhador que pega o transporte coletivo. Mas estes, sem exceção, pagam impostos embutidos em tudo que compram e são cidadãos como todos os outros, com o mesmo direito ao uso de espaços e vias públicas.

Sandro disse...

Acho que os dois infelizes ali que postaram tamanha besteira contra quem anda de bicicleta tem é inveja. Nunca aprenderam a andar. Espero que fiquem cada vez mais parados no trânsito. Trouxas!

anderson disse...

Cabe lembrar que as ruas surgiram antes dos carros, e se fosse por direito, os pedestres deveriam ter os espaços mais privilegiados e confortáveis para circular (o que não acontece na maioria das calçadas da cidade). Assim como o espaço foi inicialmente cedido do pedestre para o carro, agora nada mais se quer do que igualdade de condições para circulação, cedendo parte desse espaço para o ciclista. Não acho que se deva querer que todas as pessoas deixem seus carros em casa, se conseguirmos apenas a igualdade de condição para circular (segurança, sinalização, qualidade da "via") já é o suficiente para se poder "optar" pela bike. Os que querem ficar no "conforto" dos seus carros que fiquem, os que querem circular curtindo suas magrelas, que tenham condições para fazê-lo.

Anônimo disse...

Em tempo: sou Traumatologista e mais cedo ou mais tarde acabo conhecendo muitos dos motociclistas e ciclistas de Blumenau.
Sally Satler espero não conhecê-la tão cedo, mas é só uma questão de tempo.
Sabiam que mais de 75% das vagas ocupadas por hospitais públicos são por motociclistas e ciclistas?
Aos outros que me xingaram, também os verei. É só uma questão de tempo.

Sally Satler disse...

Caro sr. Anônimo Traumatologista (qual o seu nome, 'doutor'?), nisso eu concordo com você. Mas motoristas também morrem diariamente em BRs e nas cidades, dentro de seus carros. É só uma questão de tempo para muitos deles. Todos nós (motoristas, ciclistas e motociclistas) corremos o risco de nos quebrar e até morrer no trânsito, muito mais em razão da ‘carrocracia’ defendida por pessoas como você.

Anônimo disse...

Em tempo: A quantidade de jovens incapacitados para o trabalho, com perdas severas de membros ocasionados pela condução de veículos com apenas duas rodas é absurda não são em Blumenau mas em todo o Brasil.
Vamos esquecer os custos que são altíssimos, pensem no aspecto emocional desses jovens.
Em quase todos os prontuários: não consta envolvimento de um segundo agente como ocasionador do acidente.
Veículos com apenas duas rodas foram feitos somente para uma coisa: para cair.

Unknown disse...

Eu realmente não entendo esse tipo de opinião.
Sr. Anônimo Traumatologista.
Eu pedalo todo dia e me relaciono muito bem com os carros, motos e pedestres. É só uma questão de respeito, a rua esta ali pra todo mundo e tem espaço pra todo mundo.
É fácil identificar um motorista stressado, mal humorado, sem educação e informação, já identifiquei vários, espero não identifica-lo um dia... mas pelo visto a questão é só tempo, não é?



anderson disse...

então pelo visto temos 2 opções para diminuir os números alarmantes que temos devido a acidentes em 2 rodas: ou cancelamos a venda e proibimos a circulação de qualquer veículo de 2 rodas em todo o brasil (todos passariam a circular a pé, de carro ou ônibus) ou então investimos na estruturação, sinalização e adequação das vias para veículos em 2 rodas. Na minha opinião a 2a opção é o caminho correto. Com certeza os investimentos para deixar essas vias adequadas e seguras para circulação seriam muito menores do que os custos que se tem pós-acidentes (isso sem contar os custos emocionais que "não tem preço".

wilberto boos disse...

..Dr. Anônimo, com licença. Essa sua resposta, primeiramente como um covarde sem moral e muito menos ética, é passível de ser rastreada. Você está ameaçando a Sally caso ela venha a ficar sob seus cuidados médicos. Saiba que você acaba de divulgar uma séria ameaça.
Esta ameaça certamente chegará aos ouvidos de quem pode achar a origem desta publicação. Publicação esta que hoje pode ser utilizada como prova. Cuide-se você, pense antes de escrever. Leia mais, medite um pouco, informe-se sobre os males sociais, voce certamente é um deles.

Anônimo disse...

Certamente um dos temas mais discutidos aqui e que gerou animosidades entre 2 grupos.
Isso requer mais cuidado entre os 2 grupos e mais cuidado por parte das autoridades em tomarem certas decisões.
Tudo isso por uma "simples" mudança no trânsito.