terça-feira, 1 de abril de 2014

Fotos da obra chamada "Embrião" que foi inaugurada no Trevo do Tomio no bairro da Velha em Blumenau. A obra foi elaborada pelo artista Tadeu Bittencourt.

Fotos da obra chamada "Embrião" que foi inaugurada no Trevo do Tomio no bairro da Velha em Blumenau. A obra foi elaborada pelo artista Tadeu Bittencourt.
Foto de Jaime Batista da Silva 

Embrião. 
Este é o nome da obra elaborada pelo artista Tadeu Bittencourt que foi inaugurada na última quinta-feira, dia 27/03/2014, às 10h, na rótula da Rua João Pessoa com Rua General Osório (Tomio), no Bairro da Velha. 
Produzido em aço corten, o trabalho que fará parte da paisagem urbana mede 2 metros e 80 centímetros por 5 metros, colocado sobre base em concreto.
Foto de Jaime Batista da Silva

Bittencourt é um artista consagrado por explorar um universo artístico vasto, plural e híbrido. Suas obras possuem formas sinuosas, que abusam do espaço, movimentam e alteram as possibilidades da estrutura da linguagem visual, são traços, rastros e signos, que se sedimentam de forma somatória na continuidade e descontinuidade de sua criação, um ponto, uma linha no espaço. O movimento sugerido é rotacional, que é passado pelas curvas e volumes crescentes da forma tridimensional.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Foto de Jaime Batista da Silva
*
POLÊMICA:
Nas redes sociais, a repercussão não foi das melhores. Por acreditarem que a instalação foi financiada pela prefeitura de Blumenau, muitos internautas criticaram o trabalho, alegando que o dinheiro público deveria ser direcionado a outras prioridades. 

Porém, segundo Maria Terezinha Heimann, presidente do Instituto Artes Integradas de Blumenau e coordenadora do projeto, a escultura foi viabilizada pela iniciativa privada:
— De 2011 a 2013 fizemos a captação dos recursos com as empresas para possibilitar a instalação junto à Lei Rouanet. O único papel da prefeitura foi ceder o espaço para instalar a obra.
Três empresas participaram do processo: Link, de Pomerode; Eletro Aço Altona, de Blumenau; e DRBE, de Florianópolis. Segundo Maria Terezinha, o investimento total foi de R$ 49 mil. Mas as reclamações foram além dos recursos. No Facebook, o público criticou os traços, a forma e o sentido da arte de Bittencourt.

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/lazer-e-cultura/noticia/2014/03/humanizar-a-comunidade-e-importante-e-a-arte-faz-isso-diz-artista-da-nova-obra-urbana-de-blumenau-4458155.html

8 comentários:

Elson disse...

Parabéns ao artista plástico Tadeu Bittencourt pela belíssima obra instalada no trevo da velha. Infelizmente muita gente ainda não sabe valorizar a arte em nossas vidas. Em Recife, cada prédio que é construído, existe uma lei municipal que exige uma obra de arte na frente do prédio.

Anônimo disse...

Uma pichação artística ia deixar bem mais bonito, que um ferro enferrujado.

claudio peruzo disse...

Maravilhoso trabalho do premiado e genial artista plástico Tadeu Bittencourt,que deixa nossa cidade um pouco mais leve,com a arte que tanto necessitamos e estamos tão carentes. Aproveitem os engarrafamentos cada vez maiores para apreciarem este belo trabalho!
Parabéns Tadeu!

Anônimo disse...

Eu achei a obra bem interessante e acho que deveriam ter mais por aí.

Só não gosto do material empregado. A praça do estudante e outros locais de Blumenau também usaram este material e na minha opinião fica com aparência de algo abandonado.

ROTTA disse...

Carinhosamente (ou não) batizado de "rabo de porco da Velha"...

Anônimo disse...

E a cara do nosso Prefeito,que mau gosto.

Cassio Rogerio disse...

Leis de Incentivo à cultura são financiadas através de renúncia fiscal, ou seja, é sim dinheiro público.

Anônimo disse...

nós temos ferrugem na saúde educação e segurança, não acho errado a obra de arte mais não acho certo blumenau tem muita coisa que esta errada pra fazer´, para depois poder colocar obra de arte.