domingo, 29 de junho de 2014

Nova medição: Blumenau está em estado de ALERTA. Nível do Rio Itajaí-Açu está com 7,93m à 1h deste domingo dia 29/06/2014. A previsão é que o rio chegue à 8,50m às 7h. Rio do Sul está em emergência com o nível do rio em 9,49m. Previsão indica sol para domingo. Veja as fotos no centro de Blumenau tiradas à meia noite entre sábado e domingo:

Nova medição: Blumenau está em estado de ALERTA. Nível do Rio Itajaí-Açu está com 7,93m à 1h deste domingo dia 29/06/2014. 
A previsão é que o rio chegue à 8,50m às 7h.  O rio subiu 13 cm na última hora.
Rio do Sul está em emergência com o nível do rio em 9,49m.  
Previsão indica sol para domingo. Veja as fotos no centro de Blumenau tiradas à meia noite entre sábado e domingo:
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Fortes chuvas fazem nível do rio subir e mobilizam equipes da Prefeitura.

As chuvas fortes que caíram sobre a cidade e todo o estado de Santa Catarina nos últimos dias, e com mais intensidade na noite de sexta-feira, dia 27, e na madrugada deste sábado, dia 28, fizeram com que o rio Itajaí Açu voltasse a subir e a preocupar a comunidade blumenauense, alcançando o nível de 7,43m às 20h. De acordo com o professor responsável Ademar Cordero, a previsão do CEOPS da Furb, órgão cujas informações são utilizadas pela Defesa Civil da Prefeitura de Blumenau, é de que o pico da enchente se dê quando o nível do rio alcançar 8,5 metros, às 5h da manhã.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

No momento, dois abrigos municipais já estão abertos, porém desocupados. O abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, localizado na rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte, e o abrigo da Paróquia São Francisco de Assis, na rua Francisco Vahldieck, bairro Fortaleza, estão abertos para receber pessoas que tenham suas casas atingidas, seja pelas águas ou por deslizamentos de terra. No total, 24 ocorrências foram atendidas até o momento, sendo que apenas uma foi de maior risco. Um escorregamento de terra atingiu a parede de uma casa, mas não chegou a causar maiores danos.

Com o nível do rio atingindo a marca dos 8,5 metros, seis ruas da cidade são atingidas pelas águas, nos bairros Fortaleza, Itoupava Norte e Badenfurt: rua São Rafael, Martha Cordeiro, Alberto Goll, 1º de janeiro, Max Scheidemantel e Max Aldemann. O prefeito Napoleão Bernardes, o secretário de Defesa do Cidadão Telmo Duarte e as equipes de Comunicação Social e da Defesa Civil estiveram reunidos esta noite para preparar as ações a serem tomadas conforme as previsões se concretizem, ou tiverem que passar por mudanças. Os membros do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas de Blumenau (GRAC) também estão de prontidão e serão acionados caso as águas ultrapassem o nível de oito metros.

Fonte: Telmo Duarte, secretário de Defesa do Cidadão 
Gerente de Jornalismo: Fábio Ricardo
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)  
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Nenhum comentário: