terça-feira, 5 de agosto de 2014

Grupo Kapelle, Concerto de Música de Câmara, fará um show clássico em Blumenau dia 10 de agosto no próximo domingo às 10h15 na Igreja Paróquia Luterana Blumenau Velha no Morro da Cia Hering.

Grupo Kapelle, Concerto de Música de Câmara, fará um show clássico em Blumenau dia 10 de agosto no próximo domingo às 10h15 na Igreja Paróquia Luterana Blumenau Velha no Morro da Cia Hering. O ingresso é 1kg de alimento não perecível.

Grupo Kapelle oferece show clássico em Blumenau
O trio apresenta dia 10 de agosto, na Paróquia Luterana Blumenau, na Velha, obras dos períodos barroco e clássico.
O Grupo Kapelle apresenta domingo, dia 10 de agosto, às 10h15, na Paróquia Luterana, na Velha, um concerto de música de câmara. Essa é a segunda apresentação de uma série de cinco, que ocorrerá até novembro, em Blumenau.
A primeira foi em julho, em Indaial. O evento é gratuito, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível, destinada à Casa de Repouso Continuando a Vida, localizada no Bairro Itoupava Seca.

O repertório permeia o barroco e o classicismo, períodos que apresentam grande quantidade de material musical para as formações instrumentais. O programa é formado por duos para violinos, violino e violoncelo, viola e violoncelo, e violino e viola, e culmina em trios.

O projeto idealizado e produzido pelo professor de piano Paulino Junkes Junior tem o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e prefeitura. Acompanhe a programação, notícias e novidades do Kapelle na página do grupo no facebook.com/grupokapelle

Barroco e classicismo
O repertório permeia o barroco e o classicismo, períodos que apresentam grande quantidade de material musical para as formações instrumentais. O programa inicia com uma Suíte para dois violinos de Telemann, baseada no famoso livro de Johnathan Swift, "As Viagens de Gulliver". Nela, o compositor descreve as revelações fantásticas descobertas em quatro terras visitadas, cada uma apresentando diferentes versões de Homo sapiens. Em Lilliputsche Chaconne, povos muito pequenos contrastam com os gigantes de Brobdingnagische. Filósofos aparecem em Reverie der Laputier, nebst ihren Aufweckern. No último movimento, cavalos intelectual e moralmente avançados (Houyhnhnms), interpretados por Roberto Hübner, dividem sua terra com hominídeos selvagens (Yahoos), interpretados por Paulo Mannes.

Na sequência, os concertos revezam dois duetos para violino e violoncelo de Stamitz, compositor com destaque para a escrita orquestral, além da camerística, caracterizado por um lirismo tranquilo. Três Sonatas para viola e violoncelo são apresentadas no decorrer dos concertos, do violinista e compositor italiano Bruni, que escreveu mais de 200 obras de câmara.

Os programas intercalam, em seguida, duas Sonatas para violino e viola e dois Divertimentos para dois violinos e violoncelo. As quatro obras foram compostas por Haydn, considerado pai da Sinfonia e do Quarteto de Cordas, devido ao elevado nível de sofisticação e expressão artística. De acordo com pesquisas, os Divertimentos são atribuídos a Haydn, não sendo possível certificar sua autoria.

Junto a Haydn e Beethoven, Mozart forma o tripé de compositores que define o período do classicismo. Mozart desenvolve a Sonata e sua estrutura de composição elevando a riqueza de elementos a uma forma de composição que será utilizada tanto na Ópera, como em Quartetos, Trios, Sinfonias e que serve de modelo para as gerações posteriores.

Próximos shows
21/09 - 10h30 (após o culto) - Paróquia Luterana Blumenau - Centro
19/10 - 9h30 (após a missa) - Paróquia São Francisco de Assis - Bairro Fortaleza
21/11 - 20h - Centro Cultural 25 de Julho – Blumenau

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Nenhum comentário: