segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Amanhã terça-feira dia 02 de Setembro às 9h30 tem Desfile na Rua XV de Novembro em comemoração ao Aniversário de 164 anos de nossa cidade. Participe com sua família.

Amanhã terça-feira dia 02 de Setembro às 9h30 tem Desfile na Rua XV de Novembro em comemoração ao Aniversário de 164 anos de nossa cidade. Participe com sua família.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Desfile de aniversário da cidade deve reunir 2 mil pessoas

O tradicional desfile de 2 de Setembro, na Rua XV de Novembro, em comemoração aos 164 anos de Blumenau, será aberto pelo 23º Batalhão de Infantaria e Banda Municipal de Blumenau. As comemorações começam com uma celebração às 8h em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau e às 9h30 na Alameda Rio Branco. O desfile prossegue até o final da Rua XV, imediações da prefeitura. Devem desfilar aproximadamente 2 mil pessoas. "Neste desfile comemorativo, as instituições blumenauenses se organizam para apresentar os seus mais diferenciados programas e projetos sociais em diferentes áreas, quer no campo da saúde, educação, filantropia entre outras", observa a diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry, integrante da comissão organizadora.

Conforme Sueli, a festa é preparada para que os blumenauenses conheçam um pouco mais da cidade. "Desfilarão ao longo da Rua XV de Novembro grupos diferenciados, cada um contando a sua história e ações. Alguns participarão pela primeira vez", observa. "A novidade motiva nos grupos uma expectativa muito grande para o desfile."



Este ano estarão presentes no desfile 17 ações musicais, entre bandas, fanfarras e bandas de percussão. "Entre os diferenciais estão os carros alegóricos preparados com muito esmero pelas instituições", comenta. "Estima-se que aproximadamente 2 mil pessoas desfilarão neste 2 de Setembro", calcula. 

A presença da Banda Municipal é garantia de boa música na festa. Com 52 anos de estrada recém comemorados, o grupo foi criado com a finalidade de difundir os diversos gêneros musicais. É responsável pela formação de vários profissionais da música. Foram regentes os maestros Frank Baumgarten, Marcílio Rodrigues, o sargento Edson Ricardo e o maestro Almir França. A Banda Municipal, ao longo do ano, passa por diversas formações, como banda de cerimônias, desfiles cívicos, big bend show - com repertório diferenciado, com coreografia. Na Oktoberfest se transforma em Stadt kapelle. E nas festividades de fim de ano, em Banda Noel. Atualmente conta com 23 músicos e a regência do maestro João Carlos Cunico.

Também participam do início do desfile integrantes Núcleo de Preparação de Oficinas da Reserva (NPOR) e ex-alunos. O 23° BI, o antigo 32° Batalhão de Caçadores, foi instalado em Blumenau em 1939. Integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a 2ª Guerra Mundial, combatendo na Itália. Os militares blumenauenses participaram da Força de Paz da ONU, em Angola, entre os anos 1996 e 1997.

Trajes Hasselfelde 


O Desfile da diversidade cultural terá participações já tradicionais nas festividades. O público e a cidade serão saudados com uma faixa de parabéns logo no início da comemoração. Também estarão presentes as bandeiras oficiais do Brasil, Santa Catarina e Blumenau. Um dos pontos altos será o passeio de duas jovens vestindo trajes tradicionais da Região do Harz, onde esta localizada Hasselfelde, lugar de origem do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Ele e Fritz Muller foram duas personalidades que fizeram a diferença durante o processo colonizador do século XIX. E também estarão representados na festa dos 164 anos.

Hermann Blumenau é o exemplo de estrangeiro que soube amar o Brasil e bem serví-lo". Ao formular o seu projeto colonizador o fez com a intenção de constituir um núcleo colonial voltado para o desenvolvimento de atividades agrícolas, comerciais e industriais. Fritz Müller foi uma figura de vida marcante. Suas contribuições científicas revolucionaram o pensamento biológico do século XIX. A riqueza de seu conhecimento e a seriedade das suas pesquisas o tornaram colaborador de grandes nomes da ciência naturalista como Darwin, Agassiz, Häckel e outros.

Fonte: Sueli Petry, diretora de Patrimônio Histórico,Fundação Cultural de Blumenau 
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Nenhum comentário: