domingo, 14 de setembro de 2014

Muitas empresas praticam e incentivam a sustentabilidade no âmbito catarinense e até nacional. Conheça algumas empresas. Isto faz parte da Gincana do Conhecimento da Escola CEDUP Hermann Hering de Blumenau, Professor Marco Antonio Alves.

Muitas empresas praticam e incentivam a sustentabilidade no âmbito catarinense e até nacional. Conheça algumas empresas. 
Isto faz parte da Gincana do Conhecimento da Escola CEDUP Hermann Hering de Blumenau, Professor Marco Antonio Alves.
*


FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) 
As publicações Indústria Sustentável abordam as temáticas Educação e Mercado de Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. O material consolida as posições do Sistema FIESC sobre os temas, apresenta casos que são referência para a indústria e mostra uma série de produtos e serviços que as entidades do Sistema FIESC oferecem para apoiar a indústria catarinense na busca do desenvolvimento sustentável. 


Dudalina 
A DUDALINA acredita que a construção de um mundo melhor depende do compromisso de cada um. Por isso, nosso modelo de gestão está pautado no desenvolvimento de ações que promovam mudanças positivas e sustentáveis na sociedade. 
Entendemos que a sustentabilidade é uma questão de atitude e, por isso, desde o ano de 2004, temos como prática a avaliação anual de nossa performance em responsabilidade social. A partir desta avaliação, repensamos nossas estratégias de relacionamento com os stakeholders. 

ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) 
Voltado para a profissão que mais cresce atualmente, o núcleo de Profissionais e Gestores de Tecnologia da Informação, o NTI tem por finalidade o aprimoramento e fortalecimento da classe dos profissionais do setor de TI, buscando a melhor capacitação e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no desempenho das funções através de cursos, palestras e consultoria do próprio núcleo ou de terceiros. 
No âmbito social o núcleo visa desenvolver e apresentar a Tecnologia de Informação de forma sustentável, realizando atividades e trabalhos de educação na área, aproximando assim, toda a comunidade, do conhecimento e possibilidade de domínio das novas tecnologias. 

Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) 
A Celesc Geração está presente em projetos de geração de energia solar em ilhas localizadas na costa litorânea catarinense, nas quais são mantidas atividades de pesquisa e turismo, em substituição a antigos geradores a diesel. 
A Celesc também financiou um levantamento do potencial eólico do Estado, que permitiu elaborar um mapa indicando os melhores pontos para a instalação de parques eólicos. A primeira turbina de produção de energia elétrica movida pela força dos ventos foi instalada no município de Bom Jardim da Serra, em abril de 2002, resultado da parceria entre a Celesc e a fabricante de aerogeradores Wobben Windpower. Em outubro de 2003, começou a operar o parque eólico Horizonte, no município de Água Doce, o primeiro no Estado. 

Celesc: exemplo de sustentabilidade 
A Celesc AS, uma sociedade com reconhecimento nacional e internacional, que atua na área de geração, transmissão e distribuição de energia, tem uma grande participação com projetos sustentáveis, sendo seu principal projeto, a geração de energia solar na faixa litorânea do Estado, abastecendo ilhas localizadas na capital Florianópolis, onde houve a substituição de antigos geradores a diesel por placas fotovoltaicas. Existem também projetos utilizando a energia eólica e a biomassa, somando seu cuidado com a preservação da biodiversidade nas áreas no entorno de suas usinas. 

GM (General Motors) 
A General Motors do Brasil inaugurou em Joinville (SC) no dia 27/02/2013 uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. De suas linhas industriais saem motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio. Sua capacidade instalada de produção é de 120 mil unidades de motores e 200 mil de cabeçotes por ano. 
As iniciativas, que fazem dela uma fábrica sustentável, incluem processos que a tornam uma das primeiras do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados (“landfill free”). Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo serão reutilizados, reciclados ou coprocessados. 

Indústria sustentável 
A Karsten, Empresa do ramo têxtil localizada em Blumenau é uma das tantas empresas catarinenses pioneiras em projetos de sustentabilidade. Fundada em 1882, passou por várias transformações até chegar ao que é hoje. O mais importante a ser ressaltado quando falamos desta empresa, é o envolvimento que esta tem com o meio ambiente. Um exemplo de empresa que acredita que a sustentabilidade, a preservação e a conscientização vão além de seus domínios. Através das ações feitas ela promove a conscientização das pessoas, promove a criatividade, a responsabilidade e se torna mais forte, pois é capaz de unir meio ambiente e modernidade. Consciente que todo trabalho de preservação precisa de mobilização em conjunto com a comunidade, a Karsten desenvolve o “Programa de Bem com a Natureza”, que envolve escolas e colaboradores para interagir com a natureza, conciliando atitudes de preservação, desenvolvimento, educação e qualidade de vida.

Sustentabilidade: Uma nova visão
No SENAI criou-se o primeiro curso técnico da área de energias renováveis a ser realizado em todo o Brasil. O objetivo geral é compartilhar experiências na área de eficiência energética e energias renováveis. Foi instalado ainda um laboratório de Energias Renováveis que busca espalhar a utilização das tecnologias eólicas e solares na geração de energia que tem vida útil ultrapassando 20 anos. O projeto da Casa Ecoeficiente, assim chamada a instalação, tem como conceito o conforto ambiental tendo iluminação e ventilação natural e materiais ecológicos na sua construção. O SENAI incentiva seus alunos a produzir materiais sustentáveis e ecológicos por meio de cursos técnicos que envolvem sustentabilidade e de olimpíadas e projetos científicos. Alguns exemplos de tudo que o SENAI produz são o Biogás do soro de leite;-BSControl: sistema inteligente para chuveiros;-Conversão de veículo convencional para totalmente elétrico;-Ecoplaca Ecológica;- FertiSolo, entre outros.
*
Isto faz parte da Gincana do Conhecimento da Escola CEDUP Hermann Hering de Blumenau, Professor Marco Antonio Alves.

Nenhum comentário: