sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BLACK FRIDAY ou "Sexta-feira Negra". É o dia Mundial dos Descontos e das Promoções nas lojas e na internet por 24 horas. Veja as orientações do PROCON de Blumenau para evitar aborrecimentos nas compras online.

BLACK FRIDAY ou "Sexta-feira Negra". 
É o dia Mundial dos Descontos e das Promoções nas lojas e na internet por 24 horas. 
Veja as orientações do PROCON de Blumenau para evitar aborrecimentos nas compras online.


Sexta-feira Negra - Black Friday é um dia de descontos e promoções e também o início das compras para o Natal. Várias lojas participam dessa data e principalmente site de compras.
A Black Friday foi criada nos Estados Unidos.
Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, dia que se junta com o feriado de Ação de Graças em alguns Países. 

Procon de Blumenau orienta consumidores sobre compras no Black Friday. 
Para evitar que os consumidores caiam em armadilhas, o Procon alerta para alguns cuidados especiais na hora das compras online.

Nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, acontece mais uma edição do Black Friday - liquidação que oferece produtos com descontos de até 80% por 24 horas através da internet. Para evitar que os consumidores caiam em armadilhas e façam maus negócios, o Procon alerta para alguns cuidados especiais na hora das compras online. 

A primeira recomendação é que os consumidores definam a lista de itens que desejam adquirir e consultem lojas físicas e sites para ter uma ideia do valor normalmente cobrado pelos produtos. Com isso, na hora da liquidação será possível analisar se o desconto é real. Outra orientação importante é consultar a lista de sites não recomendados indicada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, disponível na internet.

O coordenador do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, destaca que os consumidores devem observar ainda as novas regras sobre o comércio eletrônico, que entraram em vigor no ano passado. Elas determinam que os sites brasileiros - os com domínio .com.br - apresentem em local de destaque na página informações como: nome da empresa, número de inscrição do fornecedor e endereço físico e eletrônico. “Buscar nos sites estes dados já é um bom filtro para saber se a empresa é idônea ou não”, afirma. Entretanto, para portais estrangeiros, o consumidor deve ter atenção redobrada, já que a legislação nacional não se aplica a eles.

Caso o consumidor constate alguma irregularidade cometida pelas lojas durante o Black Friday, ele deve juntar provas (impressão das informações expostas no site, por exemplo) e se dirigir ao Procon para registrar a reclamação. Propaganda enganosa é uma infração passível de punição, que pode variar de advertência, multa ou até a suspensão da atividade da empresa. 

Assessora de Comunicação: Talita Catie 

Nenhum comentário: