segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Prefeitura de Blumenau garante exame de mamografia para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Esta foi uma das novidades do mês OUTUBRO ROSA na cidade. Fotos enviadas pelo internauta André da Cunha.

Prefeitura de Blumenau garante exame de mamografia para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. 
Esta foi uma das novidades do mês OUTUBRO ROSA na cidade. 
Fotos enviadas pelo internauta André da Cunha.
Foto de André da Cunha

Prefeitura garante mamografia para mulheres a partir dos 40 anos.
Com a medida, Administração Municipal vai investir cerca de mais R$ 1 milhão por ano na saúde das blumenauenses.

Mais de 50% das mulheres diagnosticadas com câncer têm entre 40 e 50 anos de idade. Sabendo deste dado e da importância do exame de prevenção com a realização do rastreamento de câncer de mama, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, passa a autorizar a partir de agora o procedimento às mulheres do município com idade a partir dos 40 anos. Com isso, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 1 milhão por ano. Isto porque uma portaria o Ministério da Saúde (MS) limitou a oferta de exames somente às mulheres acima de 50 anos de idade. O prefeito Napoleão Bernardes ressaltou que a ação do município beneficiará milhares de mulheres blumenauenses.

Na manhã da última sexta-feira, dia 31, último dia de Outubro Rosa, o prefeito Napoleão Bernardes oficializou, na sede da Rede Feminina de Combate de Câncer, que apóia a iniciativa, a implantação do Protocolo de Rastreamento do Câncer de Mama nas unidades de saúde do município. A cerimônia aconteceu às 9h, na rua Itajaí, 150, bairro Vorstadt, com a participação da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar.
 Foto de André da Cunha

O protocolo é uma ação direta da Secretaria de Saúde por meio da Política Municipal de Saúde da Mulher para o retorno da oferta de exame de mamografia às mulheres com idade acima de 40 anos no município. Isso porque o Ministério da Saúde lançou em 2013 a portaria 1.253 onde exclui as mulheres entre 40 e 50 anos do benefício do exame gratuito.

O protocolo a ser implantado nas unidades de saúde em Blumenau segue recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que sugere o exame de rastreamento de câncer de mama mesmo às mulheres que não apresentam qualquer tipo de sintoma da doença. O objetivo principal da Secretaria de Saúde é voltar a ampliar a cobertura do atendimento às mulheres de forma qualificada, humanizada e integrada. Em Blumenau, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem 25 mil mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos.

Assessor de Comunicação: Joni César
Foto de André da Cunha

Nenhum comentário: