domingo, 25 de janeiro de 2015

SUCESSO: Termina a 32ª Festa Pomerana com público de 73 mil pessoas e mais de 140 mil copos de chope. Pomerode já convida para a 33ª edição que será de 15 a 24 de janeiro de 2016.

SUCESSO: Termina a 32ª Festa Pomerana com público de 73 mil pessoas e mais de 140 mil copos de chope. Pomerode já convida para a 33ª edição que será de 15 a 24 de janeiro de 2016. 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Terminou ontem (dia 25/01/2015) a 32ª Festa Pomerana. O evento, que foi de 16 a 25 de janeiro de 2015, atraiu 73 mil visitantes, que consumiram 140 mil copos de chope. A 33ª edição já tem data confirmada: de 15 a 24 de janeiro de 2016.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Marcos Küster, secretário de Turismo, Cultura e Esporte e presidente da comissão organizadora do evento, considera o resultado bastante positivo. “O evento teve dois dias a menos e o calor deste ano acabou nos prejudicando, mas mesmo assim o público mostrou o carinho que tem pela Festa Pomerana”, afirma.

Embora os números sejam positivos, ele garante que mais importante do que o crescimento quantitativo é o qualitativo. “Tivemos poucos momentos com formação de filas e o consumo médio foi maior do que no ano passado”, comenta. “Queremos manter a principal característica do evento, que é recebermos bem quem nos visita”.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Destaque para gastronomia 
Mais uma vez, a culinária alemã conquistou os visitantes na Festa Pomerana. Mais de 23% o público optou por consumir itens dos restaurantes típicos ou o buffet. 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

No Biergarten, o restaurante responsável pela gastronomia foi o Wunderwald. A casa tradicional de Pomerode está no espaço há cinco anos. “Nossas vendas foram esplêndidas. Vendemos o dobro de pratos em comparação à edição anterior. Acredito que pela qualidade do que colocamos na mesa e também pela consolidação da nossa presença no Biergarten”, afirma Darli Bahr, responsável pelo espaço. No sábado (24), o Wunderwald atingiu o recorde de vendas na história de Festa Pomerana, com mais de 600 pratos.

Lojistas comemoram vendas da Feira Comercial e Industrial
O bom resultado também foi notado pelos artesãos e empresas que expuseram seus produtos na Feira Comercial, Industrial e Artesanal durante a Festa Pomerana. Angelita Hedrich mantém um box na feira há 16 anos, com guirlandas, arranjos de mesa, canecos e chapéus. “A feira sempre rende boas vendas, mas essa edição foi excelente. Vendemos bastante, inclusive, os enfeites de Páscoa, que nesse ano chegaram mais cedo”.

16 desfiles 
Se o calor atrapalhou os visitantes, a chuva não influenciou a realização dos desfiles. O percurso da Rua Quinze de Novembro até o parque de eventos ocorreu nos 10 dias de evento, sempre com ruas lotadas. Também aconteceram quatro desfiles internos, chamados de Fackelzug e Küchenmarsch, que relembram os cortejos com tochas e a dança das cozinheiras que ocorriam nos casamentos.

Já o Desfile de Trajes Típicos, grande novidade na programação esse ano, ocorreu em duas ocasiões e mostrou para o público a riqueza de detalhes e histórias dos trajes típicos produzidos no Vale Europeu. 

Nenhum comentário: