domingo, 19 de abril de 2015

Diocese de Blumenau completa 15 anos hoje dia 19 de abril data de sua criação. A instalação e a posse do 1º bispo foi dia 24/06/2000. Aguardamos ainda o Papa divulgar o nome do novo bispo. Toda quarta-feira o Vaticano e a CNBB divulgam os nomes dos bispos para as dioceses.

Diocese de Blumenau completa 15 anos hoje dia 19 de abril data de sua criação. A instalação e a posse do 1º bispo foi dia 24/06/2000.
Aguardamos ainda o Papa divulgar o nome do novo bispo. Toda quarta-feira o Vaticano e a CNBB divulgam os nomes dos bispos para as dioceses.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

HISTÓRIA DA DIOCESE DE BLUMENAU
Constituição Apostólica “Venerabiles Fratres”
A Diocese de Blumenau foi criada pela Constituição “Venerabiles fratres“, do Papa João Paulo II, no dia 19 de abril de 2000, que diz:
“João Paulo, Bispo, Servo dos Servos de Deus, para a memória do acontecimento. Os Veneráveis Irmãos Orlando Brandes, Bispo de Joinville, Tito Buss, Bispo de Rio do Sul, Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo Metropolita de Florianópolis, ouvida a Conferência dos Bispos do Brasil, antes pediram desta Sé Apostólica que, separadas algumas circunscrições de seus territórios eclesiásticos, fosse fundada uma nova Diocese para atender melhor ao bem espiritual dos cristãos que aí moram. Nós, com prévio voto favorável do Irmão Álfio Rapisarda, Arcebispo Titular de Canne e Núncio Apostólico na mesma Nação, por Decreto da Congregação dos Bispos, julgamos dever-se conceder o postulado acima. Portanto, pela Nossa Suprema Autoridade, determinamos e mandamos o que se segue. Separamos um a um: da Diocese de Joinville, conforme é delimitado atualmente pela lei civil, o território integral dos municípios: Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó; da Diocese de Rio do Sul, o território integral dos municípios: Benedito Novo e Doutor Pedrinho; da Arquidiocese de Florianópolis, o território integral dos municípios: Ilhota, Luís Alves, Navegantes, Penha e Piçarras; e, assim, ajuntados os territórios, constituímos a nova Diocese Florumpratense, chamada em língua pátria, Blumenau, que é limitada pelos mesmos limi­tes dos municípios enunciados, como acima, conforme aparecem na lei civil, agora são determinados.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Assim, colocamos a sede fundada na cidade de Blumenau e aí situado o templo paroquial dedicado a Deus em honra do Apóstolo São Paulo, o elevamos ao grau e dignidade de igreja Catedral, ordenando que nele, conforme a norma do direito, se institua o Capítulo dos Cônegos. Além disso, fazemos a Diocese Florumpratense sufragânea da sede Metropolitana de Florianópolis e seu Bispo e submetemos temporariamente à jurisdição metropolítica do Arcebispo de Florianópolis. O restante seja regido conforme as leis canônicas. Estas coisas que determinamos sejam executadas, confiamos ao mencionado Núncio Apostólico, ou, na ausência dele, àquele que gere os negócios da Santa Sé no Brasil, a eles conferindo as necessárias e oportunas faculdades também de subdelegar, para efeito do que se trata, ou qualquer homem constituído na dignidade eclesiástica, imposto o ônus de remeter à Congregação para os Bispos o exemplar autêntico do ato da execução realizada, o quanto antes. Queremos, não obstante qualquer coisa em contrário, que esta Nossa Constituição seja ratificada agora e para a posteridade. Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 19 de abril, ano do Grande Jubileu do segundo milênio, vigésimo segundo do Nosso Pontificado. Ângelo, Cardeal Sodano, Secretário de Estado”.
A instalação da Diocese e a Posse de seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Angélico Sândalo Bernardino, aconteceu no dia 24 de Junho de 2000.

Em 18 de Fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI, acolhendo o pedido de renúncia do Governo Pastoral da Diocese, de Dom Angélico, nomeou como seu segundo Bispo Diocesano a Dom José Negri, até então, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, cuja posse aconteceu no dia 04 de Abril de 2009 na Catedral São Paulo Apóstolo. Em 29.10.2014 o Papa Francisco, nomeou Dom José Negri como Bispo Coadjutor da Diocese de Santo Amaro(SP) e em 17.01.2014 ele foi apresentado à Diocese de Santo Amaro(SP).

Nenhum comentário: