quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tudo pronto para a maior festa alemã da América do Sul - A Oktoberfest de Blumenau que começa hoje quarta-feira, dia 7, e tem programação extensa até o dia 25 de outubro. Hoje a entrada é gratuita. A cerimônia de abertura será hoje às 22h no Eisenbahn Biergarten com a sangria do 1º barril de chope.

Tudo pronto para a maior festa alemã da América do Sul - A Oktoberfest de Blumenau que começa hoje
 quarta-feira, dia 7, e tem programação extensa até o dia 25 de outubro. Hoje a entrada é gratuita.
A cerimônia de abertura será hoje às 22h no Eisenbahn Biergarten com a sangria do 1º barril de chope.  
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

O Parque Vila Germânica finaliza os últimos detalhes para a 32ª edição da Oktoberfest. Este ano, a maior festa da América do Sul conta com muitas novidades. Entre elas o novo pavilhão (Eisenbahn Biergarten), a remodelação da gastronomia e o Concurso Fritz e Frida. O tradicional desfile abre as comemorações nesta quarta-feira, dia 7, às 19h30, na rua XV de Novembro. Depois, às 22h, acontece o cerimonial de abertura com a sangria do primeiro barril de chope.

A solenidade será no Eisenbahn Biergarten e contará com a presença dos organizadores da Oktoberfest, da Rainha e Princesas da festa e autoridades como o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Logo após a cerimônia de abertura, os visitantes vão poder conferir o tradicional show dos Velhos Camaradas. Depois, no mesmo espaço, é a vez da banda alemã Trachtenkapelle Hesslar, que vem pela primeira vez à festa.

Outra iniciante é a também alemã Himmeltaler, que se apresenta às 22h no Setor 1. Este espaço já estará aberto às 18h aguardando a chegada dos visitantes. Às 19h, sobe ao palco a Banda do Caneco. Além da música, os oktoberfesteiros também vão poder conferir uma grande variedade de pratos típicos, que fazem parte do cardápio especial da Oktoberfest.

Este ano, a gastronomia da festa passou por uma remodelação. A identidade visual e os nomes de todos os postos de venda licitados foram reformulados e levam o conceito Haus ("casa" em alemão), de acordo com a tradição alemã presente na cidade. Desde o início da atual gestão, a organização da Oktoberfest tem uma grande preocupação em fazer da gastronomia mais um diferencial de Blumenau. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através do chef alemão Heiko Grabolle, foi responsável pela consultoria.

Outro diferencial da festa este ano será a decoração. Em função da mudança da cervejaria oficial da festa, uma nova decoração está sendo feita. A Brasil Kirin, através da Eisenbahn, mostra de forma lúdica a história da cerveja. Cada pavilhão levará ao caminho que a produção percorre. O setor 3 está sendo decorado como se fosse uma fazenda. Já o 2 será uma fábrica onde a bebida é produzida, o 1 será uma estação de trem, enquanto que o Eisenbahn Biegarten será o jardim, onde a alegria e confraternização sem encontram. 
Para esta quarta-feira, dia 7, a entrada é gratuita. Os preços para os demais dias, assim como informações e programação da festa, estão disponíveis no site www.oktoberfestblumenau.com.br.

Nenhum comentário: